Sistema FAEP/SENAR-PR

Inscrição do Concurso Agrinho termina dia 15 de setembro

Alunos e professores das redes pública e privada e das Apaes podem participar em uma das diversas categorias

Os alunos e professores das redes pública e privada do Paraná têm até o dia 15 de setembro para efetivar a inscrição na edição 2021 do Concurso Agrinho. O processo de envio dos trabalhos, no formato online, deve ser realizado pelo site (link disponível aqui). No mesmo endereço é possível acessar o regulamento da premiação. Neste ano, o programa do Sistema FAEP/SENAR-PR traz o tema “Do campo à cidade: saúde é prioridade”.

O Concurso Agrinho é voltado para alunos de diversas idades, além dos estudantes especiais. Na categoria Desenho, alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), classes especiais e 1º ano do Ensino Fundamental podem participar. Já a categoria Redação está aberta para alunos do Ensino Fundamental I e II; Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ambos pelo Sistema Redação Paraná; e Apaes, pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 1º e 2º ciclo da Educação Especial.

Nessas categorias, a classificação será estadual, com premiação até o terceiro lugar, sem divisão entre escolas das redes pública e particular. Nas categorias Desenho e Redação, os professores e alunos premiados receberão notebook (1º lugar), tablet (2º lugar) e smartphone (3º lugar). Na Experiência Pedagógica, os prêmios serão um projetor multimídia e um notebook (1º lugar), um notebook e um fone com microfone (2º lugar) e um smartphone e um fone com microfone (3º lugar).

Ainda, na categoria Escola Agrinho, serão distribuídos 15 computadores e um projetor multimídia para a entidade de ensino classificada em primeiro lugar, enquanto o responsável pelo relato será premiado com um notebook e um smartphone. A escola na segunda colocação receberá 12 computadores e um projetor multimídia, e o responsável, um notebook. Para a terceira classificada, serão 10 computadores e um projetor multimídia, e, para o responsável pelo relato, um smartphone.

Inscrição

Para inscrever o trabalho, o professor responsável deve acessar o site para realizar o cadastro. Caso o docente já tenha participado do concurso no ano passado, basta realizar o login utilizando endereço de e-mail e senha. Caso o professor não se lembre da senha cadastrada, é possível solicitar a redefinição por meio do botão “Esqueci minha senha”. Um link será enviado para o endereço de e-mail previamente cadastrado.

Após o cadastro, o professor deve preencher um formulário com os dados do município, escola, nomes do professor, aluno e diretor, ano escolar e turma. Depois do preenchimento correto dos campos do formulário, o documento deve ser impresso para, na sequência, ser realizada a coleta de assinaturas necessárias.

O último passo é fazer upload do trabalho junto do formulário assinado. Para o relatório Escola Agrinho, é necessário que o formulário de inscrição seja assinado pelo diretor da instituição de ensino. Na categoria Experiência Pedagógica, o documento deve ser assinado pelo professor responsável pelo trabalho a ser enviado. Todos os materiais (trabalho e formulário assinado) devem ser enviados em formato PDF.

Nas categorias Desenho e Redação, podem ser enviados apenas um trabalho por turma. Caso seja inscrito mais de um trabalho por turma do mesmo ano escolar, todos serão desclassificados.

Banca e premiação

Quando encerrar as inscrições, a banca avaliadora do concurso vai realizar uma triagem para validação da documentação recebida. Em seguida, os trabalhos serão encaminhados para uma banca composta por três especialistas, responsáveis pela avaliação e pelo lançamento das notas. Os professores podem acompanhar o andamento dos trabalhos pelo mesmo site onde foi realizada a inscrição.

A premiação está marcada para o dia 18 de novembro, no formato online.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio