Sistema FAEP/SENAR-PR

Instrutores do SENAR-PR fazem treinamento em Brigada de Incêndio

Objetivo é preparar novos profissionais para ministrar cursos na área de segurança e reciclar os conhecimentos. Próxima etapa irá tratar das exigências da NR-20

Um grupo de 12 instrutores do SENAR-PR, de diversas regiões do Estado, participou de um treinamento na área de segurança do trabalho, em Curitiba. O objetivo é formar agentes multiplicadores, que possam realizar cursos e treinamentos nas áreas de Brigada de Incêndio e Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), que trata de líquidos inflamáveis e combustíveis. Segundo o engenheiro florestal e técnico do SENAR-PR Neder Maciel Corso, o curso de Brigada de Incêndio já é oferecido pela instituição desde 2016, porém havia apenas dois instrutores para atender todo o Paraná.

“Se todos forem aprovados neste treinamento serão 12 instrutores no Estado”, diz. O treinamento dos instrutores foi ministrado por profissionais da Cadenas, empresa paranaense que possui expertise na formação de Bombeiros Civis e Socorristas. A capacitação propiciou atividades teóricas e práticas sobre química e comportamento do fogo, incêndios florestais e combate a incêndio, que envolveram o uso de extintores e mangueiras de incêndio, situações de prestação de primeiros socorros e resgate em espaço confinado, entre outras.

Segundo Jean Figueiredo, profissional que ministrou o curso para os instrutores do SENAR-PR, a iniciativa permite que os participantes se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. “Seguro é aquele que realmente está treinando. Então você deve estar sempre se atualizando, recebendo e transmitindo conhecimento”, avalia.

Para o instrutor do SENAR-PR Marcelo Silveira dos Santos, que atua na região de Maringá, o treinamento também atende a uma demanda legal. “Nós temos uma legislação específica no Estado com relação à brigada de Incêndio e emergência e o SENAR-PR tem o objetivo de oferecer isso para o Paraná inteiro na forma deste um curso ”, diz. Ele e outro colega já são instrutores de brigada
de incêndio e emergência. Após este curso esse time deve ser ampliado. “O SENAR-PR está buscando formar uma equipe maior. Hoje nós somos em dois instrutores, que estamos reciclando os conhecimentos, e outros 10 que estão fazendo uma formação inicial para que este curso possa ser oferecido no Estado inteiro”, diz Santos.

Leia mais sobre o treinamento em Brigada de Incêndio aqui.

 

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio