Sistema FAEP/SENAR-PR

Integrantes da CEMF participam de encontro com deputadas em Brasília

Evento fez parte da estratégia de formação de líderes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, criada em 2022

Três integrantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) participaram da segunda reunião da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, nos dias 20 e 21 de março, em Brasília, junto com cerca de 50 integrantes, oriundas de diversos municípios do Brasil. A coordenadora da CEMF, Lisiane Rocha Czech, e as coordenadoras estaduais Simone Carvalho de Paula e Maria Beatriz Orso acompanharam a capacitação promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para fortalecer a formação de líderes.

“As mulheres estão se organizando e buscando oportunidades para se tornarem protagonistas. Conhecer tantas mulheres envolvidas em um mesmo propósito fortalece a nossa representatividade no sistema sindical”, destacou Lisiane. “A união do grupo fortalece a mulher em todos os Estados, dentro e fora da porteira, além de ser uma oportunidade de troca de conhecimento nas áreas política e empreendedora”, ressaltou Simone, que também ocupa o cargo de segunda vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro.

Simone de Paula é coordenadora estadual da CEMF e segunda vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro

A programação da reunião contou com oficinas para discutir a realidade das mulheres do setor agropecuário, estratégias para aumentar a participação feminina nos sindicatos rurais e a construção da agenda da comissão nacional. No Paraná, desde a criação em 2021, a CEMF já formou 50 comissões locais, que somam mais de 1,7 mil mulheres engajadas no sistema sindical.

Política

Atualmente, 18% dos parlamentares no Congresso Nacional são representados por mulheres, sendo que diversas deputadas e senadoras estão à frente de comissões. Parte das parlamentares da bancada feminina do Congresso Nacional esteve na sede da CNA, inclusive a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que comandou o Ministério da Agricultura e Pecuária na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, o trio de mulheres do Paraná entregou um documento elaborado pela FAEP com a demandas do Paraná para algumas parlamentares.

Senadora Tereza Cristina participou do evento em Brasília

Âmbito nacional

Inspirada na Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, a Comissão Nacional das Mulheres do Agro foi lançada em agosto de 2022, com os trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. A Comissão já conta com 54 representantes e possui três eixos de atuação: programa de fortalecimento das lideranças, criação de comissões estaduais de mulheres e representação política do Sistema CNA/Senar.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio