Sistema FAEP/SENAR-PR
Imagem mostra vários leitões em uma típica granja de suinocultura

Levantamento de custos da suinocultura acontece em maio

Reuniões realizadas de forma online estão divididas por ciclo produtivo. Participação dos pecuaristas é fundamental para compor um quadro real do setor

O ciclo de reuniões para levantamento dos custos de produção da suinocultura do Paraná acontece nos dias 4, 5 e 6 de maio (confira tabela abaixo). O tradicional levantamento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR tem por objetivo compor o quadro real dos custos enfrentados pelos pecuaristas do Estado. Posteriormente, esse dados permitem que os suinocultores possam negociar com as agroindústrias.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, as reuniões para o levantamento de custos da suinocultura serão divididas de acordo com o ciclo produtivo: Crechário; Unidade Produtora de Leitões Desmamados (UPD); Unidade Produtora de Leitões (UPL); Unidade Produtora de Terminados (UPT) e Ciclo Completo. Como o formato será online, não existe a necessidade de regionalizar a participação dos produtores.  Para os pecuaristas que forem participar e necessitam de ajuda para acessar a reunião online, os sindicatos de Arapoti, Toledo e Pato Branco estão à disposição para dar suporte.

São esperados nestes encontros, além dos produtores rurais, indústrias, representantes comerciais e técnicos agropecuários. Os criadores devem levar dados detalhados dos gastos e receitas na propriedade, como contas de água, energia elétrica, custos com medicamentos, combustível, ração, holerite dos funcionários, pró-labore, além do valor recebido pelos animais na entrega dos lotes. Vale lembrar que esses documentos ficam com o proprietário, que repassará somente as informações durante a reunião.

Sobre os encontros para o levantamento de custos da avicultura, as informações serão divulgadas em breve.

Confira as informações das reuniões

CALENDÁRIO
DataHorárioCiclo ProdutivoLink
4 de maio (quarta-feira)9h às 12hCrecháriohttps://bit.ly/3jNt25t
4 de maio (quarta-feira)14h às 17hUPThttps://bit.ly/3Ok9svz
5 de maio (quinta-feira)9h às 12hUPD e UPLhttps://bit.ly/3ryeudW
6 de maio (sexta-feira)9h às 12hCiclo Completohttps://bit.ly/3ryElT8

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio