Sistema FAEP/SENAR-PR

Livro sobre o mundo rural brasileiro será lançado nesta sexta (05)

Uma ampla radiografia do mundo rural brasileiro hoje, com múltiplos enfoques, informações e análises rigorosas, escritas por alguns dos maiores especialistas do Brasil. Trata-se do livro O mundo rural no Brasil do século 21, cujo lançamento acontece dia 5 de setembro, às 9 horas, no Auditório da Ocepar, em Curitiba, durante o Seminário Agronegócio Brasileiro – Desafios da Inovação, Política Agrícola e Assistência Técnica. O evento contará com a participação de alguns autores e organizadores do livro e palestrantes especialmente convidados.

A obra – A obra tem 1.182 páginas, dividida em 37 capítulos com a autoria de 51 cientistas sociais ligados a mais de 20 instituições públicas e privadas. O livro é editado por Eliseu Alves e Zander Navarro (ambos da Embrapa) e Antônio Márcio Buainain e José Maria da Silveira (ambos da Unicamp). Em essência, os autores procuraram enfrentar o relativo desconhecimento, o romantismo e a idealização da agricultura, do “rural brasileiro” e do agronegócio, com informações e análises rigorosas sustentadas em informações primárias, como dados de censo e pesquisas de campo.

Origem – O pesquisador Zander Navarro conta que a origem do livro é um artigo publicado em maio de 2013 com o título “Sete teses sobre o mundo rural brasileiro”. Escrito pelos quatro organizadores do livro, esse artigo gerou um grande debate nas ciências sociais brasileiras ao apresentar transformações atuais da atividade agropecuária e seu impacto sobre as regiões rurais brasileiras. Os autores do artigo enfatizaram o surgimento de um novo padrão agrário e agrícola. O interesse gerou o desafio de consolidar informações e analisar os inúmeros ângulos analíticos do mundo rural atual e as interpretações possíveis.

Motivações – O mundo rural no Brasil do século 21 nasceram, especialmente, de duas motivações. Primeiramente, o contínuo acúmulo de evidências empíricas relativamente inesperadas, as quais foram se multiplicando ao longo dos anos no período recente. Registre-se, por exemplo, o crescimento ininterrupto da produção agropecuária e a quebra de recordes, ano após ano: entre 1975 e atualmente a produção pulou de 45 milhões para 200 milhões de toneladas de grãos. Mas a lista de fatos ilustrativos e reveladores é quase infindável e demonstra a pujança tecnológica e produtiva, mas também econômico-financeira, de um espaço da sociedade e sua principal atividade, antes entendidos isoladamente e percebidos como atrasados: a agropecuária e o mundo rural. Em oposição à depreciação social antes existente, ambos são atualmente notados e analisados como sendo intrinsecamente modernos e articulados aos demais setores econômicos e à vida urbana, assim aproximando o campo da cidade, em todos os sentidos, incluindo as facetas sociais e culturais.

Venda – O livro será vendido apenas na livraria da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). Os interessados podem entrar em contato pelo endereço livraria@embrapa.br.

Informações e inscrições – Mais informações e inscrições limitadas pelo endereço: economico@faep.com.br . (Assessoria Técnica da Faep)

publicacao_19_08_2014

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • 0968_AGRINHO _2023
  • 0967_AGRINHO _2023
  • 0962_AGRINHO _2023
  • 0963_AGRINHO _2023
  • 0965_AGRINHO _2023
  • 0966_AGRINHO _2023
  • 0961_AGRINHO _2023
  • 0958_AGRINHO _2023
  • 0959_AGRINHO _2023

Boletim no Rádio