Sistema FAEP/SENAR-PR

Massa de ar seco derruba temperaturas e traz geada ao Paraná

As mínimas previstas são de 1°C e 2°C, para União da Vitória e Guarapuava, respectivamente, e de 5° C para Curitiba. Em Pato Branco, a máxima não passa dos 9°C, enquanto em Londrina e Apucarana os termômetros podem chegar aos 20°C

Quem está com saudades do frio pode comemorar. Depois do tempo instável dos últimos dias, a chuva e a nebulosidade darão lugar à uma massa de ar seco e frio que irá derrubar as temperaturas e trazer geada para boa parte do estado a partir de quarta-feira (08).

O início da semana ainda será marcado pelo tempo úmido, com ocorrência de chuvas nas regiões leste e norte do Paraná, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Na segunda-feira (06), as temperaturas médias variam entre a mínima de 12ºC, em Curitiba e Ponta Grossa, e máxima de 20ºC, em cidades como Maringá, Londrina e Apucarana.

“A questão da nebulosidade e da chuva dos últimos dias está associada ao escoamento da umidade que se concentra no Paraguai e no Mato Grosso do Sul e é trazida pelos ventos que ocorrem na atmosfera”, explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes.

Na terça-feira (07), esta nebulosidade começa a se deslocar em direção a São Paulo, ainda com resquícios de chuva nas regiões norte e leste, e passa a dar lugar à massa de ar frio que virá do centro da Argentina.

Geada

Segundo o meteorologista, este resfriamento terá uma aproximação rápida, o que fará com que o frio seja razoavelmente intenso a partir da quarta-feira (08), quando há previsão de geadas para as regiões sul, sudoeste e leste do estado.

Neste dia, as mínimas previstas são de 1°C e 2°C, para União da Vitória e Guarapuava, respectivamente, e de 5° C para Curitiba. Em Pato Branco, a máxima não passa dos 9°C, enquanto em Londrina e Apucarana os termômetros podem chegar aos 20°C.

Na quinta-feira (09), a geada deverá atingir praticamente todo o estado, o que deixa o alerta para os agricultores. Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava terão mínimas abaixo de zero neste dia.

“O tempo estável e frio irá se estender até sexta-feira. A partir de sábado (11) uma nova área de instabilidade voltará a se formar”, prevê o meteorologista.

Fonte: Gazeta do Povo

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX4A7095
  • AX4A7064
  • AX4A7078
  • AX4A7089
  • AX4A7063
  • AX4A7056
  • AX4A7057
  • AX4A7052
  • AX4A7031

Boletim no Rádio