Sistema FAEP/SENAR-PR

Mercado de leite mantém tendência de alta

Com boas perspectivas, valores continuam se recuperando após queda em 2018

O cenário para o mercado de leite, a partir da segunda quinzena de janeiro, é positivo. Os preços estão em recuperação desde dezembro de 2018, e continuam a dar indícios de alta moderada para o mês de março, retornando à estabilidade. Em termos nominais, os preços de janeiro e fevereiro atingem patamares superiores em relação ao mesmo período dos anos anteriores. Os dados foram apresentados durante a reunião do Conseleite, realizada no dia 19 de fevereiro, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba.

O volume de leite captado cresceu significativamente, atingindo 129 pontos em fevereiro – 12 pontos acima da captação do volume de janeiro e 29 pontos em relação a dezembro do ano passado. Os produtos lácteos que obtiveram maior alta no volume vendido foram o leite em pó, leite spot, UHT e queijo prato. O restante dos derivados permaneceu estável.

Os preços se recuperam após forte queda que ocorreu até novembro de 2018, sendo puxados, principalmente, pelo leite spot e UHT. As exceções são o queijo parmesão, que em fevereiro sofreu queda nos preços; requeijão, que volta à média dos anos anteriores; e a bebida láctea, mas com pequeno percentual. O leite em pó, que fechou 2018 em queda e continuou recuando em janeiro, começa a ver sinais de recuperação.

O leite spot foi o produto que apresentou maior variabilidade nos preços, com aumento expressivo desde dezembro até o fim de janeiro. A projeção de alta continua para o primeiro decênio de fevereiro, porém moderada.

O Conseleite aprovou o valor de referência do leite entregue em janeiro a ser pago em fevereiro em R$ 1,0866. Com nova projeção de alta, o valor estabelecido para o produto entregue em fevereiro e pago em março fechou em R$ 1,1127. Esses valores estão sujeitos a alterações, conforme os parâmetros de qualidade da matéria-prima. O simulador para cálculo está disponível no site www.conseleite.pr.com.br.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio