Sistema FAEP/SENAR-PR

Ministério cria grupo de trabalho para otimizar rede meteorológica aplicada ao agronegócio

Medida publicada no Diário Oficial prevê uso da pesquisa aplicada para prover o campo de informações meteorológicas

A Secretaria de Políticas Agrícolas (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu um grupo de trabalho, com o objetivo de diagnosticar e propor novas formas de atuação da pasta, no sentido de aperfeiçoar o levantamento e distribuição de informações meteorológicas e climatológicas. A criação do grupo de trabalho foi formalizada a partir de portaria assinada pelo secretário de Política Agrícola (SPA), Eduardo Sampaio Marques, e publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (21).

O GT será formado por representantes SPA, Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação Nacional de Seguros Gerais, Federação Nacional das Empresas de Resseguros.

Segundo nota publicada pela página oficial do Mapa, as informações meteorológicas e climatológicas são primordiais para o funcionamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), Garantia Safra (GS) e Zoneamento Agrícola de Risco Climáticos (Zarc), que oferecem ao produtor a possibilidade de mitigar riscos das perdas decorrentes de fenômenos climáticos adversos.

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, “os serviços de meteorologia agrícola também contribuem para induzir ao uso de tecnologias adequadas aso empreendimentos rurais, com a finalidade de maximizar a produtividade e reduzir perdas por adversidades climáticas, contribuindo com a estabilidade da renda”.

O detalhamento e divulgação das informações da meteorologia agrícola, de forma que se tornem mais focados nas necessidades do setor produtivo, são relevantes para a política agrícola.

O monitoramento, análise e previsão do tempo e clima serão utilizados na pesquisa aplicada para prover informações adequadas em situações climáticas adversas que afetam, limitam ou interferem nas atividades. O GT, coordenado pela SPA e pelo Inmet, terá prazo de 75 dias para apresentar proposta.

Fonte: Mapa

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio