Sistema FAEP/SENAR-PR

Moringa Cheia recupera voçoroca no Rio Iraí

O plano faz parte das ações do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) e vai recuperar diversas bacias hidrográficas

Seis meses após o lançamento, o programa Moringa Cheia, que faz parte das ações do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), contabiliza os primeiros resultados. O projeto-piloto, com a finalidade de aplicar a metodologia, executou obras de controle e recuperação em uma voçoroca no reservatório do Rio Iraí, no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A área era um passivo ambiental de 17 anos, desde a época da construção da barragem.

Com o resultado – o trabalho está na fase final – o Moringa Cheia será replicado em outros reservatórios do Estado, possibilitando o manejo adequado dos solos e das águas com preservação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e das microbacias nos mananciais de captação de água. O plano é recuperar áreas em diversas bacias hidrográficas do Paraná até 2022.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio