Sistema FAEP/SENAR-PR

Mundial na França inspira novidades para o Prêmio Queijos do Paraná

Delegação paranaense também fez visita técnica a produtores, fabricantes, cooperativas, associações e instituições técnicas em diversas regiões do país europeu

Realizada em setembro, na França, a 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e Laticínios) serviu de inspiração para paranaenses que integraram a comitiva que viajou para participar do evento internacional. Além das experiências acumuladas ao longo da viagem técnica, Luciana Matsuguma, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, identificou iniciativas que podem ser incorporadas à segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, com lançamento previsto para 2024.

Entre as novidades que podem ser implantadas no concurso paranaense está a abertura de espaços de exposição para que queijeiros possam promover a degustação e comercialização
de seus produtos. No Mondial du Fromage, 202 produtores de queijo expuseram seus produtos, estreitando elos com o merca do consumidor.

O foco desse espaço nem é a venda em larga escala, mas dar ao queijeiro a possibilidade de apresentar o seu produto, de torná-lo conhecido. Posteriormente, podem fechar até contratos de venda em volume maior.

Luciana Matsuguma, técnica do Detec do Sistema FAEP/SENAR-PR
No Mundial de Queijos, produtores puderam expor seus queijos

Outros pontos que podem ser adotados no prêmio criado e promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR envolvem a ampliação de eventos técnicos, conferências e oficinas; e a realização de um concurso para escolher o melhor queijista – profissional que atua em casas especializadas de queijo e que ajuda o cliente a escolher o melhor produto, de acordo com seu gosto. No Mondial du Fromage, o concurso incluiu nove provas – entre teóricas e práticas –, como teste às cegas, em que o participante tinha que provar quatro queijos e falar sobre a história e características de cada produto.

Candidata a melhor queijista, no concurso francês

“Esse profissional tem que ter um conhecimento amplo, desde a origem do leite e o tipo de cada queijo até a história e o processo de fabricação, além de saber harmonizar com outros produtos”, apontou Luciana.

O evento na França também proporcionou experiências vivenciais na produção de queijos, com aulas em que o público – em pequenos grupos – podia fabricar queijos, de acordo com um método artesanal pré-industrial. “Nós podemos estudar uma forma de promover uma experiência desse tipo a quem for ao Prêmio Queijos do Paraná”, resumiu a técnica do
Sistema FAEP/SENAR-PR.

Grupo aprendeu a fabricar queijos, a partir de processo artesanal, no Mundial de Queijos

As iniciativas listadas por Luciana serão apresentadas ao comitê gestor do Prêmio Queijos do Paraná – formado também pelo Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Sindileite-PR. Na primeira edição, realizada em 2023, o prêmio teve 450 queijos inscritos, 323 aprovados a participar do concurso. No total, 98 medalhas foram distribuídas – 10 super ouro, 30 de ouro, 30 de prata e 28 de bronze.

Ao longo do Mondial du Fromage, Luciana passou a integrar o Guilde Internationale des Fromagers, uma seleta associação que reúne 8,7 mil membros no mundo, entre produtores, transformadores, comerciantes e profissionais do setor lácteo. O convite para que Luciana passasse a fazer parte da confraria se deu em razão de sua atuação na organização do
Prêmio Queijos do Paraná.

Além do Mondial du Fromage, o roteiro da viagem técnica da delegação paranaense incluiu visitas a produtores, fabricantes, cooperativas, associações, maturadores e instituições técnicas, em Roquefort, Causse de la Selle, Laguiole, Aurillac, Orcival, Montbrison, Bourges e Paris.

Vencedores paranaenses fazem visita técnica à França

Duas das vencedoras do Prêmio Queijos do Paraná também acompanharam de perto o Mondial du Fromage, na França. Mariana Massari representou a Frimesa, que teve o seu queijo parmesão considerado o melhor produto do concurso paranaense. Sollange Liller, da Tia Nena Produtos Coloniais, foi sorteada entre os dez medalhistas super ouro.

Os queijeiros paranaenses Leomar Melo Martins e Marisa Martins também fizeram parte da comitiva. De quebra, o casal teve o queijo Mana Safras premiado com medalha de bronze no concurso mundial. O produto foi o único medalhista do Paraná no Mondial du Fromage. No total, 84 queijos produzidos no Brasil conquistaram medalha na França.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio