Sistema FAEP/SENAR-PR

Nota da FAEP sobre prorrogação do CAR

leia a nota do presidente da FAEP, Ágide Meneguette, sobre a prorrogação do CAR

Finalmente o governo federal acordou, embora um pouco tarde, para o enorme problema que a não prorrogação causaria para milhares de produtores rurais do Brasil.

Cumprindo seu papel, a FAEP desde o início se posicionou tentando evitar essa novela. Primeiro orientando o Ministério do Meio Ambiente sobre os erros que o programa de computador apresentava e depois capacitando sindicatos, instrutores, funcionários, etc. para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Percebendo que, mesmo com todos os esforços, não seria possível a realização do cadastro de todas as propriedades rurais, a FAEP pressionou, mediante diversos ofícios à ministra Izabella Teixeira e solicitou aos parlamentares da bancada paranaense e da Frente Parlamentar da Agropecuária, que se sensibilizassem em relação à necessidade de prorrogação.

A demora no anúncio, criou um estresse desnecessário que lamentavelmente, mesmo com a confirmação da prorrogação do CAR, ainda nos fará lidar com as consequências de um grande número de preenchimentos errados para o cumprimento do prazo, resultando em problemas na análise dessa documentação.

Sem contar o fato de que, curiosamente, a presidente Dilma Rousseff “passou a bola” ao ministério do Meio Ambiente, ao delegar a prorrogação do prazo do CAR. Ela tinha a oportunidade de “ficar de bem” com mais de 5 milhões de produtores rurais do país, cerca de 530 mil no Paraná, se simplesmente assinasse o decreto de prorrogação. Aliás, é o que prevê a própria Lei 12.651/2012, no artigo 29, parágrafo 3º, onde está a competência do “chefe do executivo” para essa medida.

Até prova em contrário, Dilma Rousseff é a presidente do Brasil e a transferência do anúncio para a ministra soa, não só curioso, mas um gesto de falta de sensibilidade política de um governo tão carente de boas notícias.

Ágide Meneguette,
presidente da Federação da Agricultura do Paraná

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio