Sistema FAEP/SENAR-PR

Faep e Senar capacitam 200 técnicos entre hoje e amanhã

Hoje e amanhã uma equipe de profissionais está reunida em Curitiba, ministrando curso para técnicos de 200 prefeituras do Paraná

Muitos produtores que tentaram realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) se frustraram por não ter conhecimento técnico de diversos assuntos, como a legislação ambiental (Código Florestal), georreferenciamento ou mesmo ler e interpretar a matrícula do imóvel.

Ciente dessa dificuldade, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) – juntamente com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) – consideram que a melhor alternativa é capacitar técnicos de todo o Estado para que eles consigam realizar o cadastramento de todos os produtores até maio de 2016, com maior eficiência possível. E o trabalho já começou. Hoje e amanhã uma equipe de profissionais está reunida em Curitiba, ministrando curso para técnicos de 200 prefeituras do Paraná.

Para a assessora técnica do meio ambiente da Faep, Carla Beck, são três fatores que acabaram retraindo a adesão dos produtores ao CAR. “A falta de conhecimento sobre o que é o cadastro, a falta de profissionais para instrui-los e, por fim, a desconfiança de passar informações da propriedade, até porque muitos já haviam feito o cadastro através do Sistema Estadual de Registro da Reserva Legal (Sisleg)”, explica ela.

No ano passado a Faep capacitou duas mil pessoas – entre técnicos, contadores, advogados e outros profissionais – para realizar o CAR. Segundo a assessora, muitos produtores tentaram regularizar a situação ambiental, mas acabou faltando pessoas para passar as informações corretas sobre o assunto. “Acredito que agora, com a maior procura das prefeituras, teremos uma equipe suficiente para atender a demanda de cadastros neste prazo de um ano”, complementa. (V.L.)

Fonte: Folha de Londrina – 05/05/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio