Sistema FAEP/SENAR-PR

NOTA TÉCNICA sugere revisões para o PAP 2014/15

Confira a Nota Técnica do DTE/FAEP, trazendo os prós e contras do PAP 2014/2015

soja-lavoura-grão-colheita-mão-3-(26)Todos os anos uma espécie de “constituição” passa a reger o agronegócio brasileiro, estabelecendo as normas de crédito, incentivos, avanços e recuos  que vão influenciar decisivamente a produção agropecuária. Trata-se do Plano Agrícola e Pecuário, mais conhecido pela sigla PAP e que compreende os anos-safra, no caso 2014/15, que foi trombeteado em cerimônia no Palácio do Planalto, dia 19/05, como se o paraíso estivesse estabelecido no meio rural do País.

É o papel do governo, principalmente em tempos eleitorais. O imediatismo da informação derrama nos meios de comunicação interpretações, na maioria das vezes,  superficiais.  O grande catatau do PAP 2014/2015, porém, merece a análise de causas e efeitos que provoca não só na vida dos produtores rurais, mas na economia do país. Afinal a agricultura é o único setor que continua a crescer no cenário econômico nacional repleto de nuvens escuras, e ocupa cerca de 32 milhões de brasileiros (IBGE 2012), que sustentam os restantes 168 milhões, sem contar bocas e mesas pelo resto do mundo.

O Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (DTE/FAEP) se debruçou sobre linhas e entrelinhas do PAP anunciado e elaborou uma Nota Técnica.

Quais as principais medidas adotadas nas linhas de financiamento de custeio e investimento nas políticas de apoio à comercialização e aos instrumentos de gestão de risco da agricultura?

Há pontos positivos? Sem dúvida, mas quais são aqueles que merecem ser revistos pelo governo federal; que precisam ser monitorados pelo setor público e privado para observar a eficácia das medidas anunciadas.

Por que há o subdimensionamento de recursos e as políticas erráticas para o seguro rural e a sua falta de planejamento de longo prazo?
Uma sentença composta está sempre presente na cabeça (e na vida) do produtor: plantar, colher, armazenar, comercializar, pagar o que foi emprestado pelo banco. Se o saldo da venda for positivo após a dedução de custos: lucro. Se não….

Confira no link abaixo a Nota Técnica do DTE/FAEP, os prós e contras do PAP 2014/2015.

ANÁLISE DO PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO PAP 2014 2

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX4A7095
  • AX4A7064
  • AX4A7078
  • AX4A7089
  • AX4A7063
  • AX4A7056
  • AX4A7057
  • AX4A7052
  • AX4A7031

Boletim no Rádio