Sistema FAEP/SENAR-PR

Nova variedade de capim melhora desempenho de pasto

BRS Quênia é indicado para o gado leiteiro e aumenta a produtividade

Uma nova variedade de capim chega ao mercado para suprir as demandas por plantas da espécie Panicum maximum. Lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Brasileira (Embrapa) Gado de Corte, sediada em Campo Grande (MS), o BRS Quênia é indicado para o gado
leiteiro e tem como principal característica a alta qualidade nutricional, que ajuda no desempenho animal – ganho de peso, taxa de lotação e produtividade.

Segundo a pesquisadora Liana Jank, o cultivar é resultado de décadas de estudo e foi cultivado em ensaios conduzidos nos estados de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em um dos experimentos no Acre, no período de dois anos, Liana conta que o gado sob pastejo obteve um desempenho 32% superior na comparação com o capim Tanzânia. Nesse período, os animais engordaram 672 gramas por dia na dieta com o BRS Quênia, enquanto ganharam 509 gramas por dia na área do outro pasto.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio