Sistema FAEP/SENAR-PR

Nove pessoas da mesma família fazem o PER e revigoram negócios

Após participação no Programa Empreendedor Rural, nove pessoas da mesma família assumem a administração de propriedade em Santa Tereza do Oeste para revigorar o negócio

Em uma manhã de sol escaldante na área rural de Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná, os Martini foram chegando à propriedade de 440 hectares que pertence à família. Aos poucos, os barulhos do vento batendo na lavoura de soja e da cachoeira que ecoa logo de trás dos eucaliptos deram lugar a abraços e fortes apertos de mão. Bastou o tempo das saudações para os visitantes e anfitriões saírem do calor para se reunirem em círculo na varanda sombreada da casa de madeira, construída há mais de 30 anos. Hoje, a gasta, porém aconchegante, residência não é mais morada fixa de ninguém. Mas serve (e muito bem) como sede da propriedade.

Com o papo engatado e já embalado, rodeado por um gramado com árvores frutíferas, uma horta e a lavoura de soja a poucos metros, a cena vista de fora aparentava ser mais um início de encontro familiar no campo. Mas essas nove pessoas do mesmo clã, de duas gerações, têm em comum, além do sobrenome, a vocação para a produção agropecuária. Há coisa de 14 anos para cá, um após o outro, todos se descobriram também empreendedores, graças ao Programa Empreendedor Rural (PER), desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR e Fetaep, que também é um marco em suas vidas.

Baixe o áudio da matéria.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio