Sistema FAEP/SENAR-PR

Núcleo de Cadecs apresenta ações de 2019

Reunião com avicultores e suinocultores também apontou sugestões para aprimorar ainda mais a defesa dos interesses dos setores

Em reunião da qual participaram produtores de aves e suínos, o Núcleo de Cadecs do Paraná, iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR para harmonizar as relações entre pecuaristas e agroindústrias, apresentou suas ações realizadas em 2019. O evento aconteceu na sede da Federação, em Curitiba, no dia 5 de março.

Na ocasião, o advogado da FAEP Ruan Felipe Schwertner elencou as ações do Núcleo de Cadecs no ano passado, que teve atuação intensa em diversas regiões do Estado. “Em 2019 realizamos quatro assembleias para formação de novas Cadecs para avicultura, sem falar dos treinamentos assessorias e outras ações do Sistema FAEP/SENAR-PR. Tudo voltado para fortalecer a organização e o poder de negociação dos setores de aves e suínos”, afirmou. No período, cinco novas Cadecs foram consolidadas no Estado na cadeia da avicultura (veja o quadro).

Além das ações, foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR entre as Cadecs já existentes. O “Panorama das Cadecs no Paraná” foi elaborado entre 10 de fevereiro e 2 de março de 2020. O material servirá para identificar as principais demandas em relação à integração e, posteriormente, subsidiar futuras ações do Núcleo de Cadecs. “A finalidade deste panorama é mais qualitativo do que quantitativo, mais relacionado com a qualidade das ações de cada Cadec”, avalia Schwertner.

Ainda neste sentido, na parte final da reunião, uma dinâmica entre os participantes, divididos em grupos de cinco pessoas, colaborou para a elaboração de sugestões para melhorar as ações nas Cadecs.

Lei da Integração

O Núcleo foi criado em 2017 na esteira da aprovação da chamada Lei da Integração (13.288/2016) que instituiu a figura das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs), que devem ser formadas junto às unidades produtivas agroindustriais. Cada comissão seria um espaço para diálogo e negociação equilibrada entre produtres integrados e empresas integradoras.

Desta forma o Núcleo de Cadecs surge com objetivo de dar suporte a estas comissões, atuando de forma conjunta, e representando os interesses dos produtores em âmbito estadual. O Núcleo conta com assessorias técnica e jurídica da FAEP e capacitações por meio do SENAR-PR.

* Uma única Cadec atende as unidades produtivas nos municípios de Arapongas, Maringá, Paraíso do Norte, Paranavaí e Terra Boa. Da mesma forma, uma única Cadec atende as unidades produtivas nos municípios de Itapejara d’Oeste e Pato Branco.
Fonte: Sistema FAEP/SENAR-PR

Leia outras matérias sobre o agronegócio paranaense no Boletim Informativo.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio