Sistema FAEP/SENAR-PR

O plantio recorde de trigo

FAEP alerta ministérios sobre a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) de importação

trigo colheita_100A Conab estima que o plantio do trigo, iniciado no início de abril, deve ocupar 2,57 milhões de hectares no país, a maior área em 10 anos. Se São Pedro colaborar, a produção brasileira, basicamente no Paraná e Rio Grande do Sul, onde se concentra mais de 90% da produção, será de 6,71 milhões de toneladas. No ano passado a produção ficou 5,51 milhões. As importações foram recordes totalizando 7,5 milhões de toneladas em 2013, com desembolso para o Brasil de US$ 2,5 bilhões em importação de trigo, principalmente dos EUA.

Notícias veiculadas nos meios de comunicação, revelam que novamente a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo) está solicitando ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% para importações de 2,5 milhões de toneladas de trigo, entre maio e agosto, provenientes de países não integrantes do Mercosul, especialmente dos EUA e Canadá. Nesses países, os produtores já possuem amplos benefícios de políticas de subvenção da renda.

Alerta da FAEP

Ou seja, não é apenas o clima o maior temor dos produtores, mas o que acontece também em Brasília. Coincidindo com o início do plantio, no último dia 11, o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, fez um alerta, através de ofício aos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Planejamento, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e à Casa Civil. O documento solicita ao governo federal que mantenha a TEC para países não integrantes do Mercosul. “A isenção da TEC a países fora do Mercosul vai desestimular o setor produtivo e o abastecimento interno do cereal”, justifica Ágide.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo, clicando aqui

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio