Sistema FAEP/SENAR-PR

Palestra defende leitura como elemento de transformação

Em apresentação durante Encontro Estadual de Líderes Rurais, empresário e comunicador Marcelo Almeida destacou como livros ajudaram a construir sua trajetória

A importância de viver de acordo com a nossa própria verdade foi o tema central da palestra realizada pelo empresário Marcelo Almeida, no Encontro Estadual de Líderes Rurais 2023 promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Na ocasião, o empresário contou aos mais de 4,1 mil participantes do evento como a leitura conseguiu torná-lo uma pessoa mais feliz e realizada. Ainda, Almeida destacou como contar [e ouvir] histórias pode transformar a realidade em que vivemos.

No passado, Almeida ocupou os cargos de vereador, deputado federal e diretor do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Segundo ele, todas estas experiências serviram para que ele pudesse chegar no momento atual com o conhecimento em relação ao funcionamento das engrenagens políticas e institucionais e, desta forma, poder “devolver” para a sociedade aquilo que a vida lhe proporcionou.

Minha família sempre me falou: ‘Você vai ser na vida o que você quiser, dependendo com quem você andar e o que você ler’. Então, desde novo, fui lendo e me tornei essa pessoa que sou hoje por três motivos: sou católico e adoro retiros; gosto de ler; e gosto de andar com gente mais velha, que tem sapiência.

Marcelo Almeida, empresário e comunicador

Com o tema “Pequeno tratado das grandes virtudes”, Almeida destacou a importância de trabalharmos virtudes como prudência, temperança, coragem e justiça. “Uma faca muito afiada é uma faca virtuosa, que pode ser útil nas mãos de um sushiman, mas terrível nas mãos do [criminoso] Fernandinho Beira-Mar”, refletiu.

Segundo o empresário, uma das virtudes mais importantes e difíceis de ser encontrada é a simplicidade. “Ainda mais depois que inventaram o celular”, brincou. Porém trata-se de uma virtude abundante entre os produtores e produtoras rurais do Paraná. “Eu admiro a simplicidade do agro. Os agricultores e pecuaristas são simples, sinceros e por isso, dão certo”, disse o empresário, que possui uma padaria que só utiliza matérias-primas do Paraná. “Meu trigo vem de Irati, meu leite vem de Castro”, completou.

“Conhecimento transforma, saber liberta, histórias e experiências geram grandes impactos na vida das pessoas”, afirmou o palestrante, cujo objetivo de vida é “contar histórias”. “O que importa é o que você fala, para quem fala e quando fala. Conhecimento transforma as pessoas e pessoas transformam o mundo”, finalizou.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio