Sistema FAEP/SENAR-PR

Pancadas no trigo

O trigo 2013 está cada vez mais escasso devido ao clima, mostrou ontem relatório do Departamento de Economia Rural do Paraná, o Deral. As perdas referentes às geadas de julho corroeram a colheita estadual em 33%. E a geada de agosto ampliou esse índice a 41% com prejuízos nas regiões Sul e Sudeste, mostrou o documento.

O granizo do último fim de semana (Oeste e Sudoeste) terá impacto nos números das próximas semanas. O recuo da última geada forte foi de 250 mil toneladas, volume suficiente para encher oito navios de 30 mil toneladas de trigo em grão.

A safra estadual poderia se aproximar de 3 milhões mas agora é estimada em 1,7 milhão toneladas. Esse volume está parcialmente confirmado, uma vez que a colheita avançou sobre 25% da área a ser colhida. A qualidade do cereal, porém, mostra-se aquém da registrada em anos anteriores.

“Ao menos um terço da produção obtida até o momento tem PH abaixo de 72 [seis pontos menos do que os moinhos esperam]. As colheitas de melhor qualidade estão concentradas no Nordeste do estado”, afirma Carlos Hugo Godinho, coordenador da Divisão de Estatísticas da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab).

Para que o país produza mais de 4,5 milhões de toneladas, será necessário que o Rio Grande do Sul, que também contabiliza perdas com geadas, registre colheita maior que a do Paraná.

Lavoura perdida

130 mil hectares de trigo foram simplesmente perdidos no Paraná devido às geadas de julho e agosto.

Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio