Sistema FAEP/SENAR-PR

Parabéns, pecuaristas!

Nesse dia 15 de julho comemoramos o Dia Nacional do Pecuarista

Na última sexta-feira (15) celebramos o Dia Nacional do Pecuarista. A data não pode passar em branco, uma vez que há muitos motivos para comemorar neste setor. Hoje a produção brasileira de carne bovina é de 9,5 milhões de toneladas. Deste total, 7,6 milhões são destinadas ao mercado interno e 1,8 milhão são exportados para mais de 140 países, gerando divisas e empregos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a cadeia da carne bovina movimenta R$ 167,5 bilhões por ano, e gera aproximadamente 7 milhões de empregos.

Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), seguindo este ritmo, em cinco anos o Brasil poderá ser o maior produtor de carne bovina do planeta, superando os Estados Unidos, que hoje ocupam o primeiro lugar neste ranking.

Apesar de o Paraná não se destacar em volume de produção no cenário nacional, o Estado tem o diferencial da qualidade. Nossos pecuaristas são altamente tecnificados, bem informados e vêm obtendo resultados incríveis porteira adentro.

No ano passado, foram abatidos no Estado mais de 1,24 milhão de cabeças. No que se refere ao peso das carcaças, o Paraná ocupa o nono lugar no ranking nacional, totalizando mais de 300.324 toneladas de carne. No primeiro bimestre, as vendas externas de carne in natura do estado cresceram 281,7% em relação aos dois primeiros meses de 2015. A receita de exportação totalizou US$ 15,9 milhões no período.

A FAEP está atenta à importância deste segmento e, por isso, criou em 2015, em parceria com o governo do Estado e diversas entidades, o programa Pecuária Moderna, que tem como objetivo modernizar e fortalecer a pecuária paranaense. Segundo o Presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte da FAEP e coordenador do comitê gestor do Programa, Rodolpho Werneck Botelho. “Estamos nos preparando para aumentar a produção de carne de qualidade, preconizando a segurança alimentar e ofertando, no mercado nacional e internacional, um produto diferenciado, sustentável e de maior valor agregado.”

Você, pecuarista paranaense, está de parabéns!

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX4A1406
  • AX4A1445
  • AX4A1375
  • AX4A1443
  • AX4A1444
  • AX4A1446
  • AX4A1402
  • AX4A1375
  • AX4A1406

Boletim no Rádio