Sistema FAEP/SENAR-PR

Participantes do Mulher Atual inspiram outras pessoas a buscarem formação

Em depoimento durante o evento, Cecília Falavigna e Rosinei Isabel Maraschin contaram sobre a participação no curso e aconselharam mulheres a buscarem suas vocações

Duas trajetórias marcadas pela coragem e a persistência em busca de seus sonhos. Cecília Falavigna, de Maringá, no Noroeste do Paraná, e Rosinei Isabel Maraschin, de Toledo, no Oeste do Estado, são duas ex-participantes do curso Mulher Atual, desenvolvido pelo SENAR-PR. As duas, que hoje são referências ao agronegócio estadual e nacional, tiveram suas histórias reconhecidas por homenagens entregues pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, governadora Cida Borghetti, presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Darci Piana, e presidente da Fetaep, Ademir Mueller, durante Encontro de Empreendedores e Líderes Rurais 2018.

“Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar e agradecer. Vocês são exemplos vivos de como têm sido importantes os programas PER e Mulher Atual. Ouvir seus depoimentos fornece uma chance para sabermos que estamos no caminho certo. Com testemunhos como os de vocês podemos desenvolver ainda mais nossas formações e, assim, promover cada dia com mais vigor o desenvolvimento da agropecuária do nosso Paraná”, enfatizou Meneguette.

As duas falaram, em seus discursos, sobre suas respectivas trajetórias de vida. Cecília lembrou que ao ficar viúva, há 20 anos, passou pelo momento mais difícil de sua vida. A então professora teve que se capacitar para conseguir mudar de carreira e dar continuidade aos negócios no campo que, até então, eram conduzidos pelo marido. “O grande segredo para eu ter conseguido seguir em frente foi o conhecimento. Um dos muitos cursos que participei, o Mulher Atual, abriu a mente”, recorda.

Entre os destaques do programa, a produtora rural, que também coleciona o título de Rainha da Soja no Paraná por duas vezes, pontua o fato de a formação melhorar a autoestima da mulher. “Quando eu arregacei as mangas apenas com Deus ao meu lado, não parei um dia sequer de ir atrás de inovações. Então, vamos sonhar. O que eu digo sempre para as mulheres é que não tenham medo, procurem seu espaço, vão em frente. A mulher, o que ela faz, não tem igual”, enfatizou.

Rosinei, por sua vez, destacou que antes de fazer o Mulher Atual, tinha uma timidez que a impedia de ir em busca de seus sonhos. A formação, para ela, teve um papel crucial para que uma verdadeira  evolução se passasse em sua vida. “Quero registrar aqui todo o meu apoio para as pessoas que precisam superar dificuldades, como eu. Hoje eu posso dizer que é possível alcançarmos o sucesso a partir daquilo que buscamos e queremos”, compartilha.

A produtora de Toledo também conta que atualmente faz parte do conselho de uma cooperativa de crédito e de diversas iniciativas para ajudar as pessoas a terem a mesma oportunidade de abrir novos horizontes. “Hoje, sou consciente do que somos capazes. Estou aqui para ser uma prova de que esse programa precisa ter continuidade. Na minha família, hoje, abrimos uma nova visão, executamos tudo a partir de projetos. Quero dizer muito obrigado a todos que fazem essa iniciativa seguir em frente”, finalizou.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio