Sistema FAEP/SENAR-PR

Preço da carne sobe com greve dos caminhoneiros

Com a redução das pastagens a partir de junho, produtores esperam que a carne ainda suba até 7% neste ano, segundo a Abrafrigo

A paralisação dos caminhoneiros, em maio, fez o brasileiro gastar muito mais do que o esperado para colocar carne no prato em junho. Com entregas abaixo do normal nos frigoríficos, supermercados e açougues, o preço subiu 4,6% no mês.

O impacto da crise nas estradas ocorreu justamente em um período em que o custo para o consumidor deveria estar mais baixo devido ao final da safra, segundo o pesquisador Thiago de Carvalho, do Cepea (Centro de Estudos em Economia Aplicada), da USP. “A greve ocorreu no momento em que a oferta iria aumentar”, diz. “Mas o consumidor ficou sem essa baixa no preço”, comenta.

Com a redução das pastagens a partir de junho, produtores esperam que a carne ainda suba até 7% neste ano, segundo a Abrafrigo (associação de frigoríficos). Em junho, a inflação geral foi de 1,26%, a maior para o mês em 23 anos.

Fonte: Gazeta do Povo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio