Sistema FAEP/SENAR-PR

Preço do trigo é o menor em 11 anos no Brasil, aponta Cepea

Ainda em período de entressafra, o mercado doméstico de trigo está sem liquidez e, com isso, as médias mensais têm registrado os menores patamares da série do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, iniciada em 2001. Segundo pesquisadores do Centro, nos últimos meses, as quedas estiveram atreladas à maior oferta internacional, que pressionou a paridade de importação, deixando o produto mais competitivo, especialmente o da Argentina. No mercado brasileiro, apesar de a oferta representar cerca de 50% do consumo doméstico, vendedores aproveitam as intervenções governamentais para exportar.

Conforme dados do Cepea, em termos reais (descontando-se a inflação pelo IGP-DI), na parcial de março, a média do trigo no mercado disponível do Rio Grande do Sul está 11,2% inferior à de março de 2011; no Paraná, a queda é de 10,4% e, em São Paulo, de 8,1% no mesmo período.

Fonte: Globo Rural

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio