Sistema FAEP/SENAR-PR

Preço do trigo já subiu quase 70% desde o início do ano

Aumento histórico de preço, no entanto, pode não se sustentar até a entrada da próxima safra

A cotação da saca de 60 kg de trigo no Paraná disparou quase 70% desde o início do ano, saindo de um patamar de R$ 600,00 em janeiro para mais R$ 1.000,00 em julho, segundo o acompanhamento mensal de preços do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/Esalq).

O grande salto na cotação aconteceu entre maio e junho, durante a greve dos caminhoneiros, e está relacionado também à incerteza quanto às políticas de tabelamento de fretes, além de refletir uma menor oferta de trigo no mercado mundial decorrente de perdas climáticas em grandes países produtores como Ucrânia, Rússia e Austrália.

A alta vem sendo repassada quase imediatamente aos preços de pães, massas e biscoitos. “Essa transmissão da matéria-prima para o consumidor é muito rápida e já se reflete nos índices de inflação, mesmo que os moinhos estejam estocados com produto colhido anteriormente”, observa Lucílio Alves, pesquisador de trigo do CEPEA.

Para os agricultores, no entanto, ainda não é hora de achar que o trigo finalmente dará lucro, deixando de ser pouco mais do que uma cobertura de inverno para preparar o solo para a safra de verão. “O trigo é uma cultura de alto risco e de oscilações muito fortes de preços. É comum as cotações subirem na entressafra para depois caírem bastante na colheita. Em vários anos isso aconteceu”, adverte Alves.

Matéria completa em: Gazeta do Povo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio