Sistema FAEP/SENAR-PR

Preços dos grãos sobem com atuação de fundos

O calor e a seca no Meio-Oeste dos Estados Unidos continuam estimulando as compras de milho no mercado americano e elevando as cotações. Diante da possibilidade de queda da produtividade na região por causa do clima adverso, investidores estão apostando na alta dos grãos. Ontem, fundos foram participantes ativos nos mercados de milho, soja e trigo na Bolsa de Chicago.

Os contratos do milho para entrega em dezembro fecharam em alta de 3,31%, cotados a US$ 6,5575 por bushel. A soja avançou 0,72%. "O mercado está embutindo um prêmio de risco nas cotações", disse à agência Dow Jones o presidente da corretora Midwest Market Solutions, Brian Hoops, referindo-se à relação entre risco e retorno sempre levada em conta pelos investidores.

A possibilidade de redução do rendimento das lavouras se fortaleceu ontem após o fechamento do mercado, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou queda na proporção considerada em condição "boa a excelente" tanto nos campos de milho quanto nos de soja.

A valorização do milho foi influência positiva para o trigo, que subiu 2,01%. A relação está no fato de ambos serem usados como ração. Investidores também estão atentos à possibilidade de o clima seco ameaçar lavouras na região do Mar Negro, no Norte da China e na Austrália. Além disso, o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) reduziu sua estimativa para a safra global 2012/13 em 6 milhões de toneladas, para 665 milhões de toneladas.

Cenário: Filipe Domingues
O Estado de São paulo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio