Sistema FAEP/SENAR-PR

Prêmio Queijos do Paraná: live orienta como enviar produtos inscritos

Participantes devem destinar seus produtos entre os dias 29 e 31 de maio. Premiação será realizada em 1º de junho, com extensa programação

O Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu, nesta segunda-feira (15), mais uma transmissão ao vivo, voltada a queijeiros artesanais e às indústrias com produtos inscritos no Prêmio Queijos do Paraná. A live abordou a forma correta de transportar os produtos e de entregá-los à organização do concurso, de forma que os queijos mantenham suas características originais. A avaliação e premiação dos derivados inscritos ocorrerá em 1º de junho, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Ao longo da live, as orientações foram prestadas pela professora Maike Montanhini, doutora em Tecnologia de Alimentos e pós-doura em Ciências Veterinárias e Ciências Animal. Ela destacou que, por ser um alimento perecível, o queijo requer uma série de cuidados no transporte. Um dos pontos a serem observados diz respeito à umidade do produto. Queijos frescos, de massa mole ou de casca lavada têm um teor de umidade mais elevado e, por isso, precisam ser transportados com temperatura controlada. Já os queijos duros e semiduros conseguem se conservar melhor.

Assista à live na íntegra

O ideal, segundo a especialista, é que, independentemente do tipo, os queijos sejam envolvidos com papel craft ou plástico bolha, sobre a embalagem original. Em seguida, o produto deve ser acondicionado em caixas isotérmicas, com gelo artificial (aqueles, de gel, vendidos em embalagens de plástico). Se o participante tiver dificuldade em encontrar o produto artificial, pode recorrer a gelos feitos em casa, em garrafinhas pet.

“É importante enrolar bem a embalagem com plástico bolha ou papel craft para que o queijo não fique em contato direto com o gelo. Com o passar do tempo, o gelo vai liberando gotículas, vai suando, o que pode danificar o rótulo. Além disso, o contato direto pode provocar o congelamento do produto, o que altera a textura”, explicou Maike. “Além disso, é importante colocar o gelo de modo a não deixar espaço interno na caixa, senão, no ato do transporte, o queijo pode ficar batendo e chegar danificado. A apresentação é um requisito importante”, orientou.

Maike também deu dicas em relação ao volume de gelo a ser utilizado no transporte, de acordo com o tipo de queijo. Para produtos de alta umidade (como queijos moles e frescos), deve-se usar o dobro de volume de gelo em relação ao peso do queijo a ser transportado. Por exemplo, para uma peça de 500 gramas requer um quilo de gelo. No caso de queijos duros, a proporção é de um para um.

Os queijos podem ser entregues pessoalmente, por transportadoras ou pelos Correios, nos dias 29 e 30 de maio (das 9h às 17h) e no dia 31 de maio (das 9h às 14h). Os produtos serão recebidos na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR (Rua Marechal Deodoro, 450 – 2º andar – Curitiba – CEP é 80010-010).

QR-Code

No ato da inscrição, cada participante recebeu, por e-mail, um QR-Code. Esse código deve ser impresso e enviado à comissão organizadora junto com o queijo. “Assim que o queijo for recebido pela nossa equipe, a partir do QR-Code, o participante receberá uma confirmação de que o produto chegou, o que garante que o queijo está aqui e participará da avaliação”, explicou Matheus Victor Cordeiro, técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR, que desenvolveu o sistema de reconhecimento digital.

“O ideal é que o participante envie o produto na embalagem original e que acrescente o QR-Code. Chegando aqui, a gente vai conferir o QR-Code e dar encaminhamento para o produto, até a apresentação nas mesas, no dia do prêmio”, complementou Alexandre Lobo Blanco, técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR que acompanha a cadeia de lácteos.

Programação

Além disso, a live apresentou a programação integral da cerimônia final do Prêmio Queijos do Paraná. Ao longo do dia 1º de junho, paralelamente à análise e avaliação dos produtos inscritos, haverá a realização de cinco palestras, com diferentes especialistas em etapas da produção e comercialização de derivados lácteos. Também haverá cinco minicursos de harmonização de queijos com outros produtos. Para assistir às palestras e participar dos minicursos, é preciso de inscrever.

Os links estão disponíveis em https://www.sistemafaep.org.br/premio-queijos-do-parana/

add_circle

Palestras

09h15 – Cultura para queijos
Leonardo Seccadio dos Santos, consultor técnico de lácteos da SACCO Brasil

10h15 – Inovações em tecnologias em lácteos
Yuri Villani Teixeira de Souza, técnico em laticínios e engenheiro agrônomo

11h15 – Oportunidades no mercado de lácteos
Mario Ruggiero, gestor nas indústrias na Scanntech, empresa uruguaia de tecnologia

14h – Biopreservação de queijos
Rodrigo Magalhães, diretor da Divisão Queijos da Globalfood

15h – Oportunidade para exportações de lácteos
Airton Spies, proprietário da empresa Spiesagro Palestras e Consultoria

add_circle

Minicursos

9h – Montagem de tábuas de queijos
Milton Rodrigo Gonçalves

10h – Harmonização de queijos e vinhos
William Rodrigo Lopes Kelm

11h – Montagem de tábuas de queijos
Milton Rodrigo Gonçalves

14h – Harmonização de queijos e cervejas
William Rodrigo Lopes Kelm

15h – Montagem de tábuas de queijos
Milton Rodrigo Gonçalves

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio