Sistema FAEP/SENAR-PR

Preservar desde cedo garante o futuro

Projeto leva lições de cuidado do solo e da água para jovens e crianças e gera onda de mobilização no Paraná

Desde que nasceu, Luis Felipe Dias, de 17 anos, mora com os pais na área urbana. Mas as férias na fazenda dos tios, em meio ao gado, despertaram o sonho de trabalhar com a agropecuária. Desde os 15 anos, o jovem estuda no Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Agora, enquanto se prepara para o vestibular (está em dúvida entre cursar veterinária, zootecnia e agronomia), ele participa de um dos projetos que influenciou sua trajetória de estudos: Agrinho Solos.

“O tema solos e sua preservação sempre foram o que eu mais gostei e poder trabalhar com as crianças e saber que um dia elas podem se interessar por esse assunto, assim como aconteceu comigo, foi algo muito gratificante”, diz, com orgulho, Luis.

O Agrinho Solos, cujo tema é “Conservação de solos:sustentabilidade que garante o amanhã”, é o braço mais novo do Programa Agrinho, que acontece há 22 anos em todo o Paraná. Diferente do projeto original, a iniciativa voltada ao cuidado da terra e da água ocorre em parceria com colégios agrícolas. Este é o primeiro ano do Agrinho Solos. Ele abrange instituições de Cambará, Castro, Lapa, Palotina, Ponta Grossa e Umuarama.

A primeira fase foi uma palestra de sensibilização para todos os estudantes das instituições envolvidas. Depois, instrutores do SENAR-PR, especialistas no tema, aplicaram uma formação de 16 horas a alunos do 3º ano desses colégios. Esses estudantes prepararam atividades lúdicas sobre como cuidar do solo e da água para repassar a crianças de escolas municipais.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio