Na próxima segunda-feira (10/11) alunos, professores e familiares de todo o Estado estarão reunidos, a partir das 8 horas, no Expotrade Pinhais para o evento de premiação da 19ª edição do Programa Agrinho. Com o tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo“ o programa tem a proposta de estimular o desenvolvimento de trabalhos em diversas áreas nas escolas do Estado. É considerado por especialistas como o maior programa de Responsabilidade Social do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Ao longo do ano mais de um milhão de crianças e adolescentes e cerca de 80 mil professores se envolvem nas ações que estimulam a produção de desenhos, redações e projetos pedagógicos. O Sistema FAEP/SENAR-PR fornece capacitação e material pedagógico aos professores e aos alunos materiais de acordo com a série.
Os alunos concorrem nas categorias Desenho Educação Especial; Desenho – 1º ano do Ensino Fundamental; Redação do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores concorrem com projetos de Experiência Pedagógica e as escolas na categoria Escola Agrinho. Todas as classificações envolvem escolas das redes públicas e particular de ensino. Apenas a categoria Município Agrinho que é direcionada a escolas públicas.
Em sala de aula os professores trabalham com temas como: Saúde, Educação Sexual, Ética, Pluralidade Cultural, Cidadania e Meio Ambiente. Uma das ferramentas utilizadas pelos professores para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos são pesquisas e atividades práticas feitas pelos alunos que estimulam a participação da família e da comunidade.
Para definir os premiados, os trabalhos foram avaliados por uma banca de profissionais que reuniu representantes dos parceiros, professores das Universidades: Federal do Paraná (UFPR), Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná e profissionais do Sistema FAEP/SENAR-PR. Ao todo serão 311 prêmios entregues a alunos e professores. As cinco melhores experiências pedagógicas ganham um carro zero quilômetro – quatro para os professores da rede pública e um para rede particular.
Comentar