Sistema FAEP/SENAR-PR

Programa Agrinho inova com quatro concursos distintos em 2022; inscrições começam hoje

Além das categorias tradicionais, serão promovidas premiações para Redação Paraná, Robótica e Programação. Ao todo, serão distribuídos mais de 1,8 mil prêmios

O ano de 2022 trouxe novidades para o Programa Agrinho, maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/ SENAR-PR. Com a retomada das aulas presenciais nas escolas, a entidade, bem como a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (Seed) e demais parceiros pretendem resgatar características do programa e, por meio de novos concursos, fomentar a educação transdisciplinar.

ATENÇÃO: inscrições para o concurso Redação Paraná começam nesta terça-feira (26). Confira mais detalhes abaixo.

“O Agrinho tem sido uma forma de ajudar os professores a implantar o ensino transversal em sala de aula. Superamos as dificuldades de uma pandemia e continuamos trabalhando em prol de um objetivo: fazer com que a aprendizagem seja um momento transformador na vida dos estudantes paranaenses”, afirma o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Neste ano, o Programa Agrinho vai contar com quatro concursos, com diferentes características, objetivos, públicos-alvo, regulamentos e cronogramas. Além do tradicional Concurso Agrinho, promovido há 27 anos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, serão realizadas premiações para Redação Paraná, Robótica e Programação. No total, serão distribuídos mais de 1,8 mil prêmios para alunos, professores e escolas, entre celulares smartphones, tablets, notebooks, projetores multimídia e automóveis.

Os nomes dos vencedores serão divulgados no site do Sistema FAEP/SENAR-PR (sistemafaep.org.br), de acordo com o cronograma de cada concurso. A cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2022 está prevista para acontecer no dia 7 de novembro, em Curitiba

Concurso Agrinho 2022

O tradicional Concurso Agrinho segue de forma similar aos anos anteriores. As inscrições serão online, cumprindo a proposta metodológica de digitalização do programa. Os trabalhos serão enviados pelo professor no sistema do Agrinho, junto com a ficha de inscrição que deve ser assinada pela direção da instituição de ensino. Esta edição vai focar a sustentabilidade ambiental como tema para desenvolvimento dos trabalhos. Serão ofertadas as categorias Desenho Educação Especial, Desenho 1º ano, Redação 2º ao 9º ano, Experiência Pedagógica, Escola
Agrinho, Município Agrinho e Núcleo Regional de Educação. O período para inscrições está previsto para os dias 1º a 31 de agosto.

As categorias Desenho e Redação serão novamente divididas entre as redes pública e particular para os estudantes dos Ensinos Fundamental I e II, com exceção da categoria Desenho Educação Especial, destinada aos alunos matriculados nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Além disso, os trabalhos enviados nas categorias Desenho e Redação da rede pública de ensino voltam a passar por uma classificação regional, com premiação de smartphones para o 1º lugar. Na sequência, seguem para a classificação estadual, com entrega de tablets para a 1ª colocação estadual.

As categorias Escola Agrinho, Município Agrinho e Núcleo Regional de Educação vão contar apenas com a etapa estadual. Na Escola Agrinho, o 1º lugar será premiado com quatro notebooks e um projetor multimídia, enquanto os classificados em 2º e 3º lugares ganharão três notebooks cada. Na categoria Município Agrinho, voltada para as secretarias municipais de educação, os três primeiros colocados serão contemplados com um notebook e um projetor multimídia. Para a categoria Núcleo Regional de Educação, destinada à rede estadual de ensino, a premiação dos três vencedores será um smartphone e um notebook.

Outra novidade é que a categoria Experiência Pedagógica volta a premiar professores com automóveis. Serão três trabalhos classificados na etapa estadual, sem distinção entre redes pública e particular. Na etapa anterior, serão escolhidos dois trabalhos por regional do SENAR-PR, que receberão um tablet como prêmio. Os 20 docentes classificados vão concorrer aos três automóveis na etapa estadual.

O regulamento ainda está em fase de desenvolvimento. Mais detalhes, incluindo o cronograma e etapas do concurso, serão divulgados em breve.

Concurso Redação Paraná

O Concurso Redação Paraná Nota 10 – Agrinho é resultado da parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Seed, que, no ano passado, incluiu pela primeira vez a categoria Sistema
Redação Paraná para alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede estadual.

O novo concurso foi lançado oficialmente no dia 12 de abril. A premiação conta com um regulamento exclusivo para participação de alunos matriculados em instituições de ensino da rede pública do Estado que utilizam a plataforma Redação Paraná. A ferramenta de inteligência artificial é utilizada para a correção de redações, otimizando o trabalho dos professores e permitindo com que os alunos foquem no desenvolvimento de ideias para a produção textual.

O Concurso Redação Paraná será dividido nas categorias 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II; 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II; e 1ª, 2ª e 3ª /4ª série do Ensino Médio, em cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná. O tema será “Sustentabilidade ambiental” e o período para inscrições será de 26 de abril até 24 de junho.

De acordo com o regulamento, os conteúdos relacionados abrangem resíduos orgânicos, sustentabilidade e educação, empresas e sustentabilidade, sustentabilidade no século XXI, economia e meio ambiente, arquitetura sustentável, empresas verdes, abandono de áreas de proteção, projetos de conservação ambiental, preservação de ecossistemas, agricultura sustentável e agricultura alternativa.

Segundo o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, a capilaridade do novo concurso vai possibilitar a participação de todos os alunos da rede pública do Estado. “Esse ano, teremos algo muito especial. Queremos fazer, agora no retorno das aulas presenciais, o maior Agrinho da história. Para isso, estamos juntando duas ferramentas muito poderosas: Agrinho e Redação Paraná. Cada aluno vai concorrer dentro do seu ano escolar, com chances iguais para todos”, destacou Feder.

O Concurso Redação Paraná Nota 10 – Agrinho vai distribuir 1.344 celulares smartphones como prêmio para os autores dos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares conforme os anos escolares de cada NRE, bem como seus respectivos professores.

Uma banca de avaliação definida pela instituição de ensino ficará responsável por selecionar uma redação nota 10, por ano escolar, para envio ao NRE. Na sequência, cada Núcle Regional, que também vai instituir uma banca avaliadora, deve encaminhar as redações selecionadas à Seed, para posterior envio ao Sistema FAEP/SENAR-PR.

Para a avaliação das redações, serão considerados cumprimento ao tema, originalidade e criatividade, clareza das ideias e apresentação textual. No caso dos textos dissertativos-argumentativos, também será avaliada a estrutura do texto, que deverá conter apresentação, desenvolvimento e conclusão.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio