Sistema FAEP/SENAR-PR

Programa de formação de líderes da FAEP tem turma-piloto em Curitiba

Objetivo da formação é qualificar outras 80 turmas em diversas regiões do Estado nos próximos dois anos

Os novos desafios enfrentados pelo sistema associativo exigem uma postura das lideranças do campo. O fim da contribuição sindical obrigatória, trazida na esteira da
Reforma Trabalhista, instituiu uma nova fase nas relações entre os produtores associados e os sindicatos rurais. Além de atrair mais integrantes, é necessário convencer os
atuais a continuarem contribuindo com a instituição.

Frente a esta nova realidade, a FAEP está desenvolvendo o Programa de Sustentabilidade Sindical, que tem como um de seus alicerces a formação de novas lideranças. A etapa inicial deste processo foi o Encontro Regional de Líderes Rurais, uma sequência de nove eventos realizados em diversas regiões do Estado, que teve como objetivo aproximar ainda mais o sistema associativo – FAEP e sindicatos rurais – das demandas do campo e despertar nos participantes o espírito de liderança.

Nestes eventos, foi apresentado aos participantes uma nova iniciativa para formar os líderes do campo. A FAEP encomendou ao Sebrae-PR um treinamento voltado a este público, com objetivo de melhorar a representatividade das organizações do setor.

A primeira turma, ainda em formato piloto, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril, em Curitiba. Nesta primeira edição do curso participaram cerca de 30 pessoas entre dirigentes sindicais, produtores e também gerentes do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A metodologia foi desenvolvida pelo consultor do Sebrae-PR Celso Garcia, que ministrou o curso junto à primeira turma. Segundo ele, o processo é centrado no desenvolvimento dos participantes como seres humanos. “Quando eles forem melhores nas suas relações interpessoais, serão melhores líderes sindicais”, observa Garcia.

Ainda, o diferencial desta proposta é que traz conceitos de liderança aplicados a um contexto muito específico. “A diversidade é muito grande no meio rural. Então esta intervenção precisa ser individual, pois as realidades paranaenses são muito diferentes”, destaca o consultor, que criou a metodologia especialmente a pedido da FAEP.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio