Sistema FAEP/SENAR-PR

Projeto vai estimular implantação de hortas nas escolas.

O governo do Paraná lançou terça-feira (23) um projeto para estimular a alimentação saudável, por meio da implantação de hortas nas escolas da rede estadual de ensino. O projeto "Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia no ParanT foi lançado na sede do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Curitiba. A meta é reduzir os índices de sobrepeso, obesidade, anemia e diabetes infantil nas escolas, por meio da mudança de hábitos alimentares.

A proposta terá o envolvimento de várias entidades. "Queremos desenvolver um trabalho articulado e criar uma cultura saudável dentro do processo educacional, que beneficiará toda comunidade", ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

Inicialmente, participarão do projeto 14 escolas da rede estadual de ensino de diferentes regiões do Estado. O grupo inclui escolas integrais, escolas em áreas de remanescentes quilombolas, unidades de educação especial, outras que já possuem o projeto Mais Educação, além de uma escola com projeto de cunho socioeducativo, em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

"Selecionamos escolas de diferentes municípios e situações para melhor avaliar o andamento da proposta. A horta servirá como uma ação educativa pedagógica para criar um forte vínculo do aluno com hábitos alimentares saudáveis", contou a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Stolarski.

O projeto tem foco na gastronomia como instrumento de valorização dos ingredientes, receitas e técnicas de preparo das refeições feitas para os alunos beneficiados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

São parceiros do projeto a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Emater, o FNDE e a Pastoral da Criança. O secretário Arns e representantes desses órgãos assinaram o Termo de Adesão e Comprometimento do Estado junto ao FNDE. "Trata-se de uma iniciativa conjunta a favor da nossa criança, do adolescente e da família, esperando que os alunos transportem os bons hábitos adquiridos na escola para casa. É uma nova cultura que começa a se instalar", disse Arns.

NA PRÁTICA – Os técnicos do Instituto Emater irão orientar sobre as técnicas de instalação das hortas. A Pastoral da Criança irá capacitar as merendeiras, indicando receitas para melhor utilizar os produtos das hortas, e utilizará um sistema informatizado que, ao registrar peso e altura dos alunos, fornece um relatório com dados relativos a desnutrição, baixo peso, sobrepeso e obesidade.

Durante as atividades nas hortas, as crianças vão aprender técnicas de manejo do solo e de produção de alimentos. Também irão programar o plantio de vegetais destinados à alimentação nutritiva e sustentável, com atividades envolvendo várias disciplinas, integrando estudantes, professores, agentes de apoio e comunidade das escolas públicas estaduais.

O projeto pretende inserir no cotidiano dos estudantes atividades teóricas e práticas que discutam os benefícios do consumo de alimentos naturais e sem agrotóxicos. Os estudantes também serão estimulados a se envolver com o trabalho, passando a multiplicar o que aprenderem junto à família e à comunidade.

Com as hortas, os alunos vão aprender a preservar o meio ambiente e a fazer o aproveitamento do lixo orgânico como adubo. A intenção é que o projeto contribua para aumentar a participação das famílias nas atividades da escola.

O vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns, participou do lançamento do projeto "Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia no ParanT O vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns, participou do lançamento do projeto "Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia no ParanT

FONTE: Agência Estadual de Notícias

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio