A FAEP, a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) encaminharam, no último dia 11 de julho, uma carta conjunta ao secretário de Política Agrícola, Seneri Kernbeis Paludo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), solicitando a adequação do zoneamento agrícola devido aos avanços tecnológicos da genética e manejo das lavouras. “Tal tecnologia tem disponibilizado novas variedades cujos ciclos permitem cultivos com excelentes resultados de produção em épocas diversas das atualmente recomendadas pelo zoneamento”, justifica o documento.
A adequação do zoneamento agrícola a diversas culturas é um pedido dos produtores rurais do Paraná, responsáveis pela segunda maior produção de grãos do país. Confira abaixo as novas solicitações na íntegra:
– Antecipação do plantio de trigo ciclo médio para 1º de abril na região Oeste;
– Antecipação do início do plantio da soja na região Oeste para 15 de setembro;
– Ampliação da janela de plantio de trigo na região Sudoeste;
– Inclusão do milho 2ª safra na região Noroeste (que já foi objeto de solicitação ed enquadramento no zoneamento através do ofício conjunto das três instituições citadas acima enviado à Secretaria de Política Agrícola desse ministério em 18 de setembro de 2013);
– Readequação das épocas de plantio de soja, milho, trigo e feijão na região Sudoeste;
– Inclusão do município de Congoinhas como apto ao cultivo de ameixa;
– Inclusão do município de Arapoti como apto ao cultivo de café;
– Inclusão do município de Pato Branco como apto à implantação de feijão 3ª safra;
– Prorrogação por um decêndio do período de plantio de trigo em Prudentópolis;
– Desenvolvimento do zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de arroz irrigado no Paraná.
Comentar