Sistema FAEP/SENAR-PR

Prosolo aposta na capacitação e pesquisa para preservar o solo e a água

O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado no dia 15 de abril, propõe uma reflexão em relação a um dos principais patrimônios naturais do planeta

O Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado no dia 15 de abril, propõe uma reflexão em relação a um dos principais patrimônios naturais do planeta. O uso incorreto e/ou de forma equivocada traz consequências duras aos proprietários de terra, como erosão, compactação e outros males que, além de ameaçar o meio ambiente, impactam a economia no meio rural. Ao lado da água, o solo é a maior riqueza que pode existir em uma propriedade rural. Cuidar bem destes recursos garante a continuidade da atividade agropecuária e o futuro das próximas gerações, uma vez que tratam-se de recursos finitos.

Diante deste cenário, em 2016, o governo do Paraná, com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, criou o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água (Prosolo), que tem como objetivo principal recuperar as boas-práticas agrícolas no Estado, como Plantio Direto, adubação verde, terraceamento e outras técnicas chave para uma boa conservação, que andavam um pouco esquecidas por aqui.

“Um dos objetivos do programa é criar nos produtores do Estado a consciência da importância de conservar o solo e a água”, explica a secretária executiva do Prosolo pela Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seab), Débora Grimm. Um dos pilares do programa é a capacitação de profissionais na área de conservação. Por meio do curso “Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas”, profissionais da área agrícola são preparados para elaborar projetos de recuperação e controle de solo e água em propriedades rurais

Atualmente estão em andamento seis turmas deste curso, que possui 300 horas de duração divididos em nove meses. As aulas são na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e também presenciais, com práticas de campo. Desde que passou a ser oferecido, no final de 2016, já foram formados 211 profissionais, em 22 turmas.
Leia mais sobre o Prosolo e o Dia Nacional de Conservação do Solo aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio