Sistema FAEP

Queijeiros medalha de ouro participam de curso sobre análise sensorial

Treinamento faz parte do Prêmio Queijos do Paraná e envolveu a harmonizar do produto com bebidas como café, cerveja e vinho

Os produtores de queijos que receberam medalha de ouro na 2ª Edição do Prêmio Queijos do Paraná, organizado pelo Sistema FAEP, participaram de um curso sobre análise sensorial de produtos lácteos. Na primeira semana de novembro, em Curitiba, o Sistema FAEP promoveu o treinamento para que os queijeiros pudessem aprender como harmonizar os produtos com bebidas como café, cerveja e vinho.

Confira todas as fotos do treinamento neste link.

“Essa é mais uma ação para valorizar os queijos do Paraná, que, cada vez mais, oferecem excelência ao mercado consumidor. Com esse treinamento, os produtores poderão seguir inovando e agregando novas práticas para a evolução do setor estadual de queijos”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Produtores participaram de curso sobre análise sensorial de queijos com o especislista Tiago Dias Pascoal (em pé, quarto da direita para esquerda)

O curso ministrado pelo queijista Tiago Dias Pascoal permitiu que os produtores pudessem conhecer mais sobre os queijos, especialmente, como descrever melhor esses produtos aos consumidores e aos comércios.

“Cada produtor precisa entender as características sensoriais do produto e saber o vocabulário adequado para falar com cada público. Pois, com outro produtor é uma linguagem, com um cliente outra forma. A maneira de comunicar o produto é importante para se entender o mercado”, explica Pascoal.

O queijista reforça que essa maior compreensão sobre o produto reforça o vínculo entre produtor e cliente, além de aumentar o valor agregado do queijo. “Você primeiro conhece o produto e, a partir disso, começa a combinar com outros elementos, criando uma experiência única para o cliente. E se ele gostar dessa experiência, vai replicar e indicar o trabalho”, reforça.

Abertura de novos mercados

Presente no curso, Sineke Verburg Krikke, proprietária da Queijaria Cornelia, em Arapoti, nos Campos Gerais, foi premiada na 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná com o queijo gouda com urtiga. A produtora nasceu na Holanda e aprendeu com a sogra, também holandesa, a receita do queijo gouda.

Sineke Verburg Krikke imigrou da Holanda na década de 1980 e fomenta essas raízes nos queijos produzidos

“Aprendi como identificar os sabores e harmonizar os queijos, para promover uma experiência do produto com o café, cerveja e vinho. Desde a premiação, aumentou a procura e reconhecimento pelos nossos queijos”, explica Sineke, que já teve o seu queijo premiado na Holanda.

Outra participante, a produtora Lilian Zulian, da Queijaria Rancho Zulian, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Paraná, viu no treinamento uma forma de abrir novos mercados. Ela foi premiada no concurso promovido pelo Sistema FAEP com o queijo Morro da Pedra, que conta com 30 dias de maturação e folha de figueira na composição.

Lilian Zulian recebeu o selo ouro na última edição do prêmio com o queijo Morro da Pedra

“Somos produtores, mas também temos que saber vender os queijos. Esse curso vem para auxiliar no contato com o consumidor. Ele ensina, de maneira prática, os métodos para chegar no cliente. Ainda mais um queijo com o selo dessa premiação que atesta um produto de qualidade”, analisa Lilian.

Já Lívia Trevizan Cambefort, proprietária da Estância Baobá, em Jaguapitã, no Norte do Paraná, foi condecorada pelo queijo Baofort, produto de mofo azul, feito com leite de ovelha. Chef de cozinha de formação, Lívia retornou ao Brasil em 2015, com o objetivo de empreender em um projeto “sustentável, agroecológico, orgânico e que promovesse harmonia com a terra e os animais”.

Lívia Trevizan Cambefort retornou ao Brasil para empreender de forma sustentável no setor lácteo

“É importante para o profissional fazer a descrição do queijo, com termos técnicos que precisam ser usados para atingirmos o público”, destaca a produtora. “As harmonizações oferecem um novo nicho, em que a gente pode agregar valor. Na Estância temos uma loja e podemos oferecer os produtos com mais autoridade, não na base do ‘eu acho’”, finaliza.

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

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