Recuperar práticas conservacionistas e conscientizar os produtores rurais sobre a importância do uso racional do solo. Esses são os objetivos da parceria que reúne o Sistema FAEP/ SENAR-PR e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que se soma às ações da campanha “Plante seu Futuro” do governo do estado. Na primeira etapa da ação será oferecido um curso-piloto para profissionais da iniciativa privada (autônomos) e pública (prefeituras e Emater) para a correta elaboração de projetos 272. Na segunda etapa serão organizadas palestras aos produtores rurais sobre o uso do solo.
O curso-piloto, denominado ‘Elaboração e Execução de Projetos de Uso, Manejo e Conservação do Solo Agrícola’, acontece de 20 a 24 de julho, no Centro de Teinamento Agropecuário (CTA) do SENAR-PR em Assis Chateaubriand. Direcionado a técnicos terá carga horária de 40 horas, sendo 24 de fundamentação teórica; oito horas de prática de campo; quatro horas para visita técnica; e quatro horas para elaboração de projeto.
Além do tema, o curso utiliza uma nova metodologia de avaliação.O participante fará uma prova sobre o conteúdo teórico e terá que apresentar, em 30 dias, um projeto prático e real de recuperação de área em uma propriedade. Esse projeto será avaliado por uma banca de técnicos composta por funcionários da FAEP, SENAR-PR e Adapar, só após a aprovação da banca o participante será aprovado.Inicialmente será priorizado o atendimento de profissionais das regiões de Toledo e Umuarama, regiões apontadas pela agência de defesa como as mais problemáticas. O Sistema FAEP/SENAR-PR realiza o curso junto com a Adapar. São parceiros na ação: o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emater, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR), Itaipu Binacional e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste).
Leia a matéria completa, clique aqui
Comentar