Sistema FAEP/SENAR-PR

Rádio Comilão impacta no aprendizado dos alunos

Projeto desenvolvido dentro do Programa Agrinho reduz o desperdício de alimento e gera benefícios para crianças de escola em Ponta Grossa

A percepção de que várias crianças se recusavam a comer certos alimentos e, consequentemente, muita comida acabava indo para o lixo na hora das refeições levou a professora Ana Paula Mara, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a buscar uma solução para reduzir o desperdício e incentivar os bons hábitos alimentares. A saída encontrada pela docente foi envolver os estudantes na criação de uma rádio, transmitida pelo sistema de som interno da Escola Municipal Heitor Ditzel.

A Rádio Comilão acabou se transformando em um grande sucesso. Nela os alunos, anunciam o cardápio do dia e comentam os benefícios de cada alimento para a saúde. A programação ainda tem espaço para previsão do tempo, radionovelas, recados dos alunos e até músicas.

Embasada pelo material didático do Programa Agrinho, principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, a docente foi além e passou a avaliar quais turmas estavam desperdiçando mais alimentos. Por meio de um quadro ilustrativo – com carinhas vermelhas e verdes – as turmas são qualificadas quanto ao desperdício dos alimentos.

Os resultados logo pareceram, não somente nos hábitos alimentares dos alunos, mas também em atividades como leitura e interpretação de texto. “Percebemos que eles queriam falar na rádio. Então para participar tinham que comer bem para dar o exemplo, assim o desperdício diminuiu radicalmente. Ainda, muitos alunos se empenham nas aulas de leitura para participar da rádio”, explica a professora autora do projeto da rádio. Esta experiência pedagógica rendeu o segundo lugar na categoria Rede Pública no Concurso Agrinho de 2018.

“O Agrinho foi fundamental nesse processo. O programa tem bastante coisa sobre alimentação, pois a cartilha toda é desenhada com alimentos. Ainda, conseguimos envolver toda a família nesse processo para que os resultados não ficassem só na escola. No site do Agrinho, achei um dicionário dos alimentos, que foi muito útil”, avalia Ana Paula. “Essa iniciativa é muito importante, principalmente porque trata do protagonismo infantil”, complementa a diretora da escola, Silmara da Cruz Oliveira.

Vale lembrar que esta é somente uma entre as milhares de sementes que o Programa Agrinho vêm plantando todos os anos junto às escolas paranaenses. São iniciativas que transformam não só a vivência em sala de aula, mas o seu entorno, impactando a família dos jovens e a sociedade em que vivem.

Assista à reportagem em vídeo da Rádio Comilão e conheça mais sobre o Agrinho no site www.sistemafaep.org.br

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio