Sistema FAEP/SENAR-PR

Rally reforça a conservação do solo e da água

Competição com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e do Sindicato Rural de Guarapuava exige que os participantes realizem ações de manejo correto

A 4º edição do Rally de Uso e Conservação de Solo e da Água, promovido pela Cooperativa Agrária, com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e do Sindicato Rural de Guarapuava, reuniu 140 participantes, divididos em 34 equipes. No dia 21 de maio, os carros saíram da sede da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) para percorrer 190 quilômetros, sendo 80% do trajeto em estrada de chão, na região de Guarapuava e Candói.

A competição é um rally de regularidade em que a equipe formada por piloto e navegador precisa cumprir um trajeto determinado pela organização, mantendo médias horárias e velocidades pré-estabelecidas. Ao longo do percurso também são observadas diversas situações de manejo de solo e água. Algumas são exemplos positivos e outras, exemplos negativos. Ainda, em quatro paradas, pesquisas da Fapa com temas como cultivos outonais, bacias de contenções, readequação de estradas e cultivo em terraços curva de nível. Posteriormente, os participantes realizaram uma prova, algumas teóricas e outras práticas.

O Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sindicato Rural de Guarapuava eram responsáveis pela última estação, com o tema “Área de Preservação Permanente/Reserva Legal”. “Falamos sobre a Mata Atlântica, bioma no qual estamos inseridos no Paraná. Restam apenas 7,3%. Um fator importante é a água, já que as oito bacias hidrográficas [dentro da Mata Atlântica espalhada por 17 Estados] correspondem a 70% do abastecimento da população brasileira. Por isso, preservação da qualidade da água e solo são tão importantes”, destacou o instrutor do SENAR-PR Leandro Alegransi.

O SENAR-PR conta cursos específicos na área de conservação e preservação do solo voltados para produtores rurais. “Temos seis cursos na área: “Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas”, “Manejo de Solo na Produção de Tabaco”, “Manejo de Solo na Olericultura”, “Manejo de Solo na Propriedade Rural”, que abrange todas as culturas, mas focado na produção de grãos e Fertilidade de Solos. Além disso, temos o Agrinho Solos para professores e estudantes do ensino fundamental da educação pública e privada”, ressalta Alegransi. Cada participante levou uma cartilha que a FAEP elaborou sobre as mudanças na legislação ambiental.

Premiação

O secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, e o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, participaram da cerimônia de premiação.

A equipe do carro 34, formada pelos produtores rurais Leonardo Kuntz, Raul Ferreira e Roberto Maciel, terminou em primeiro lugar. O segundo colocado foi a equipe do carro 9, com Arnaldo Stock, Cristian Abt e Otavino Rovani. Fechando o pódio, na terceira colocação, o carro 7, da equipe João Lucas Naiverth, Davi Naiverth e Timoteo Naiverth.

Leia no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio