Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra 2011/2012 de grãos vai superar os 162,9 mi de toneladas

SÃO PAULO – A safra de grãos de 2011/2012 deve superar a barreira de 162,9 milhões de toneladas registradas no ciclo passado, quando foi considerada uma supersafra. Isso significa que pelo segundo período consecutivo a produção de grãos será recorde no País, apesar da estiagem em algumas regiões. Os dados são do décimo levantamento de safra divulgado nesta quinta-feira, dia 5 de julho, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.

"A safra passada foi uma supersafra, e o próximo ajuste de dados deve mostrar um recorde. Isso se deve ao bom desempenho do milho segunda safra que cobrirá os prejuízos causados pela seca", disse o diretor do departamento de Comercialização e de Abastecimento Agrícola e Pecuário do Mapa, Edilson Guimarães.

O milho de segunda safra cresceu de 60,9%, o equivalente a 13,08 milhões de toneladas (t) sobre a última safra, alcançando 34,57 milhões de toneladas. Ano passado, foram colhidos 21,48 milhões de toneladas. Os resultados da produção do milho se devem às condições favoráveis da cultura nas áreas de maior produção. Já a estimativa para as safras consolidadas (primeira e segunda safras) apresenta crescimento de 21% ou 12,07 milhões de toneladas, somando 69,48 milhões de toneladas.

Em compensação, a soja retraiu (8,9 milhões de t) e o arroz também (2,05 milhões de t). As reduções se devem principalmente às condições climáticas não favoráveis, particularmente nas fases de desenvolvimento das culturas, quando foram mais prejudicadas as lavouras de milho e de soja, nos estados da Região Sul, em parte da Região Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Também pesou a estiagem nos estados nordestinos, com perda em todas as culturas. A Região Nordeste, sobretudo no Semiárido, sofreu bastante com a seca, que castigou a produção em geral, levando a uma queda de 21,9% perante a safra passada, ou seja, 3,5 milhões de toneladas de produtos como milho e feijão.

Para IBGE milho supera soja

A safra de milho vai superar a de soja pela primeira vez este ano, mostrou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão é de que a produção de milho em grão totalizará 69 milhões de toneladas, montante 0,8% maior do que o previsto no levantamento de maio. O IBGE estima um aumento de 22,7% em relação à 2011.

A soja, por sua vez, terá uma redução de 12,3% na produção, que foi prejudicada pela estiagem. Mas, depois da colheita, os produtores compensaram as perdas dando mais espaço ao plantio do milho de 2ª safra.

DCI – São Paulo/SP – AGRONEGÓCIOS

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio