Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra de trigo no Paraná está prejudicada pela chuva

As enxurradas que atingiram todo o Paraná no último mês causaram estragos nas cidades e no campo. O plantio do trigo, que nesta época do ano passado alcançava 93% da área prevista, está em 85%, conforme levantamento divulgado ontem pelo Deral (Departamento de Economia Rural), da Seab (Secretaria de Agricultura do Estado). O atraso nos trabalhos de semeadura está diretamente ligado aos índices pluviométricos registrados no último mês.

Em Ponta Grossa, por exemplo, município que representa mais de 20% da produção de trigo do Paraná, choveu 177% a mais do que a média esperada para o junho, conforme dados da Somar Meteorologia. Foram mais de 270 milímetros de água ao longo do mês passado, enquanto a média é de 97 milímetros.

A chuvarada também atrasa a retirada do milho das plantações. Segundo o Deral, até segunda-feira (1/7), a colheita do grão havia sido concluída em 4% do terreno cultivado, contra 6% registrados no mesmo período de 2012.

Fonte: Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio