Sistema FAEP/SENAR-PR

Safra recorde provoca aumento de contratações no meio rural

A criação de 23.951 empregos no setor agropecuário, no mês de julho de 2012, crescendo 10,62% no acumulado do ano, mostra a importante contribuição que o setor tem dado para o crescimento da economia do País. A avaliação é da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem (16/08/12) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

"A agropecuária foi o setor que mais cresceu em termos de contratações no mês de julho, mostrando que o setor já se prepara para plantar e colher sua melhor safra de cereais, fibras e oleaginosas", afirmou. No acumulado do ano até julho, foram criados 165.609 empregos no campo.

De acordo com o Caged, o resultado positivo, no mês, está relacionado, em grande parte, às atividades de apoio à agricultura, que demandaram 9.593 postos de trabalho. A presidente da CNA afirma que o bom desempenho é reflexo de novas contratações para a colheita de milho e laranja e para o corte da cana-de-açúcar na região Centro-Sul.

"Os produtores rurais também começaram a contratar para o pré-plantio da safra 2012/2013, especialmente para preparo de solo", afirma a senadora Kátia Abreu. No caso da agroindústria, as contratações foram direcionadas ao processamento de subprodutos da agricultura e da pecuária.

O número de contratações neste ano é quase o dobro do registrado em julho de 2011, quando o setor gerou 13.647 empregos. "Isso sinaliza a possibilidade de o PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária superar o desempenho do primeiro trimestre deste ano", afirma a presidente da CNA.

FONTE: Agência CNA

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio