Sistema FAEP/SENAR-PR

Seab rebaixa safra de inverno após as chuvas

O estrago causado pelas chuvas às lavouras de inverno do Paraná foi mensurado nesta terça-feira (9) em relatório de acompanhamento da safra, divulgado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Segundo o órgão, plantações de trigo, feijão e milho (2.ª safra) foram prejudicadas, principalmente em termos de qualidade.

O cenário mais crítico é o do feijão. O índice que mede as plantações em boas condições, antes em 35%, despencou para 15% no relatório de ontem. E as lavouras avaliadas como ruins agora são 45% do total, contra 22%.

Com a perda de qualidade e a perspectiva de queda na colheita, o produto está 20% mais caro – acima dos R$ 8 o quilo – nas prateleiras dos supermercados. Na semana passada, 77% da área plantada com o milho safrinha eram considerados bons, enquanto 18% tinham condição média e apenas 5% estavam ruins. O balanço desta semana apresenta redução da área boa para 74% e aumento dos índices médio (20%) e ruim (5%). O trigo recém-plantado também piorou. Segundo a Seab, 19% do terreno ocupado pelo cereal estão em condições medianas, contra 15% apontados na semana passada. Com isso, o porcentual de lavouras em boas condições caiu de 83% para 79%.

Oferta reduzida

2,9 milhões de toneladas de feijão deve sem colhidas em todo o Brasil na safra 2012/13, 600 mil toneladas a menos em relação a temporada passada. O motivo é a redução das lavouras e quebras climáticas.

Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio