Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR finaliza primeira turma do curso de “Operação de Drones”

Primeira turma da nova formação aconteceu em São Mateus do Sul

A primeira turma oficial do novo curso do SENAR-PR “Trabalhador na Agricultura de Precisão: Operação de Drones” foi finalizada na última sexta-feira (15 de fevereiro), com grande sucesso.

Organizada pelo Sindicato Rural de São Mateus do Sul, a iniciativa reuniu oito participantes (limite máximo para este curso), entre produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos e outros profissionais, que, durante os três dias de curso, puderam conhecer mais profundamente o uso destas aeronaves nas diversas atividades agrossilvipastoris.

A rigor, esta é a primeira vez que o curso é colocado em campo para o público em geral. No ano passado, o SENAR-PR realizou uma turma piloto, composta por diversos tipos de profissionais, que serviu como validação para a capacitação. O resultado extrapolou as expectativas e a nova formação foi logo disponibilizada para todas as regiões do Paraná.

O objetivo do SENAR-PR com este novo curso, é inserir o produtor rural paranaense na vanguarda tecnológica, colocando ao seu alcance um curso gratuito que abre as portas para a utilização e uma nova ferramenta tecnológica, que promete transformar o trabalho no campo.

Hoje os drones já são utilizados em diversas funções, como mapear áreas, contar de animais e árvores, analisar o desenvolvimento das lavouras, entre outros. Para a engenheira ambiental Suelen Ramos, diretora de agronegócio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), o interesse está na utilização do equipamento para atividades como diagnóstico de flora para linha de extração, mapeamento, e outras atividades na área de meio ambiente e geologia. “Com apoio de informações topográficas posso fazer o levantamento de curvas de nível, tem bastante coisa que dá para fazer”, avalia a profissional, que participou do curso.

Filha de agricultores, ela também observa as potencialidades do uso do drone nas atividades agrícolas. “Aqui na região é forte a produção de tabaco, sementes e erva-mate, quero fazer parcerias [no âmbito da ACIASMS] para levar este conhecimento para quem precisa”, propõe.

Essa questão está entre as preocupações do instrutor Rafael Andrzejewski, que ministrou o curso. “Logo no primeiro encontro procuro fazer um diagnóstico para saber as principais atividades dos participantes, assim posso focar as aulas nos temas de interesse daquele público”, afirma. “Aqui em São José da Boa Vista, por exemplo, tem bastante pecuarista na turma, então procuramos levar o curso voltado para a área deles”, exemplifica referindo-se à nova turma que já está em curso neste momento no Norte Pioneiro.

Segundo Andrzejewski, a agenda para o curso de drones está intensa. “Até julho não temos mais vagas nem datas disponíveis”, afirma o instrutor. Além dele, outros cinco instrutores do SENAR-PR realizam turmas em diversas regiões do Estado.

Na opinião de Suelen, o SENAR-PR e o Sindicato Rural de São Mateus do Sul acertaram ao oferecer este curso à população. “Estão de parabéns. O curso de drone tem uma demanda enorme. Meus colegas de Santa Catarina ficaram sabendo e querem vir fazer curso aqui no Paraná!”, confidencia.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio