Sistema FAEP/SENAR-PR

Show Rural 2011 – Um mergulho em busca de modernas tecnologias e de mais conhecimentos

A produtora de leite e derivados, especialmente queijo, Aparecida Figueiredo de Brito, ficou muito triste no ano passado, pois, não havia mais vaga para viajar a Cascavel e participar, com dezenas de produtores rurais da região, do Show Rural Coopavel.

Com sede de saber, ela queria buscar mais conhecimentos num evento conhecido internacionalmente e que tem como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Em 2011, especialmente convidada, Cida Figueiredo aceitou prontamente e voltou mais animada.

Como busco a diversificação de atividades e quero investir na produção de hortaliças orgânicas, eu preciso saber as coisas essenciais dessa nova atividade. Voltei do Show Rural muito entusiasmada, mais animada com a agricultura e confiante de que entrarei na nova alternativa com os pés no chão, de forma realista e não apenas na empolgação. Aprendi também sobre poda de árvores e, desta vez, em vez de triste, só tenho que agradecer ao Sindicato Rural de Maringá pelo convite de participar da caravana de agricultores da região que teve a oportunidade de melhorar seus conhecimentos técnicos.

Saindo da toca
Delcides Navarro, o popular “Barrinha”, que juntamente com a esposa Maria de Lourdes produz hortaliças em dois alqueires em Maringá, é só sorrisos. Não só pela viagem descontraída, mas principalmente pelas informações recebidas e que, segundo garante, vão melhorar sua eficiência.

Eu nunca tive oportunidade de ir num evento desses porque minha vida é só trabalhar. Pra mim foi muito importante porque, por exemplo, não sabia da importância técnica dos micronutrientes para melhorar a produtividade de hortaliças. Voltei com mais conhecimento e na certeza de que a rentabilidade de nosso negócio vai melhorar. Estou há 30 anos na horticultura fazendo quase sempre as mesmas coisas sem se dar conta de que a gente precisa atualizar conhecimentos. Quando a gente acha que sabe alguma coisa, na verdade a gente não sabe nada de tantas coisas novas que precisa aprender.

Antecipar conhecimentos
Sandro Irineu Roberto Matheus, produtor de soja, milho e trigo em 110 hectares em Paiçandu, vizinho a Maringá, voltou de Cascavel atualizado em relação aos novos lançamentos de poderosos maquinários, novas variedades de sementes e aprendeu um pouco mais sobre tecnologias de ponta no agronegócio.

Um evento como o Show Rural da Coopavel é o ponto de partida para técnicas que estão – ou ainda nem foram – lançadas na agricultura. Como a agricultura exige forte competitividade e atualização constante, os produtores só têm a ganhar buscando modernas técnicas que melhorem o desempenho da propriedade. São oportunidades como estas, além dos Dias de Campo, que precisamos aproveitar por serem o único caminho para estarmos prontos para atender às exigências de mercado.

Importância
José Antônio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá, que disponibilizou três ônibus para 132 agricultores de Maringá e região participarem do Show Rural, argumenta que estar em sintonia com os avanços tecnológicos e de gestão é um compromisso que a entidade faz questão de nunca abrir mão.

A mobilização política da categoria liderada pelas nossas entidades de classe é muito importante. Mas, ela precisa ser complementada com instrumentos de apoio para que os agricultores se tornem eficientes. Temos, sim, que protestar sempre contra as injustiças da política econômica. Mas, em outra frente, é nossa responsabilidade sindical oferecer condições para que nossa base acompanhe o ritmo da modernização do campo.
 

Show Rural em números
O Show Rural da Coopavel é um evento que dissemina tecnologias para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Afinal, em menos de duas décadas, a produtividade das principais culturas da região, soja, milho, feijão e leite evoluiu mais de 100% da média paranaense. A soja, que rendia cerca de 1.800 Kg por hectare, rende hoje 3.400 Kg e essa média já está sendo projetada para 4.600 Kg por hectare segundo dados do próprio evento.

Já a produtividade do milho, que era de 3.800 Kg por hectare, atinge hoje a média de 9.000 Kg por hectare e com potencial para chegar a 12.000 Kg por hectare conforme os inúmeros experimentos apresentados.

O evento, que acontece anualmente em fevereiro em Cascavel-PR, numa área  de 72 hectares, é uma vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que os auxiliem a produzir mais e melhor, mesmo com severas adversidades climáticas impostas pelo aquecimento global.

Neste ano, o Show Rural, que vem se tornando referência mundial, apresentou:
3.800 experimentos, 180 apresentações técnicas, recebeu quase 200 mil visitantes, e contou com 342 expositores durante os cinco dias da mostra.

Por Luiz Carlos Rizzo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio