Sistema FAEP/SENAR-PR

Simpósio de Leite reúne 250 produtores em Guarapuava

Evento, com apoio do Sistema FAEP/SENARPR, debateu o desenvolvimento econômico sustentável das propriedades leiteiras no Paraná

O Sindicato Rural de Guarapuava, com o apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, promoveu, entre os dias 2 e 4 de outubro, a 3ª edição do Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite. Na ocasião, mais de 250 pessoas debateram temas como o desenvolvimento econômico sustentável da propriedade leiteira. O evento acontece a cada dois anos desde 2015.

A programação do Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite contou com sete palestras, cinco insights (pequenas apresentações sobre tecnologias) e uma visita a campo, que demonstrou, na prática, o funcionamento do sistema de produção Compost Barn. Os responsáveis pelas palestras foram veterinários, agrônomos, professores e pesquisadores de instituições reconhecidas, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Emater, Associação Brasileira de Criadores da Raça Holandesa (ABCRH), Esalq/USP, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além das palestras, os participantes puderam visitar os estandes das empresas parceiras que apresentaram produtos e serviços pertinentes à produção do leite.

“Durante os três dias, os participantes puderam adquirir novos conhecimentos, tirar dúvidas nas questões de produção e viabilidade da atividade leiteira. E é essa nossa intenção, enquanto sindicato, capacitar cada vez mais o homem do campo e a atividade leiteira da nossa região, produzindo alimentos com qualidade e sanidade”, apontou o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

O produtor de leite Marcos Abreu Turco, do município de Candói, participou pela primeira vez do simpósio. “Chamou bastante atenção a parte da produção de alimentos, que temos bastante dificuldade. Além disso, achei interessante o debate da correção de solos, a base de tudo, e que muitas vezes deixamos de lado. Voltamos para propriedade com um gás a mais para colocar em prática o que aprendemos no evento”, destacou Turco.

O simpósio foi uma realização da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural de Guarapuava, com organização do Sistema FAEP/SENAR-PR, Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite do Norte Central, Agrária, Coamig, Emater, Pró Rural, Seab, Unicentro e Prefeitura de Guarapuava.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio