Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato de Apucarana: cinco décadas em prol do campo

Entidade completou 50 anos, contabilizando mais de 3,4 mil associados ao longo deste tempo

o mês de outubro, os produtores de Apucarana comemoraram o aniversário de 50 anos do Sindicato Rural. Uma série de ações, como a edição de uma revista especial e um jantar comemorativo, marcou o Jubileu de Ouro da entidade, que contabiliza cerca de 3,4 mil associadosao longo das cinco décadas. Hoje, 362 produtores rurais fazem parte do quadro.

O jantar realizado no dia 27 de outubro, no Clube Ucraniano de Apucarana, reuniu produtores rurais, familiares, autoridades municipais e regionais, presidentes de outros sindicatos, integrantes de antigas diretorias e da atual e parceiros do Núcleo dos Sindicatos do Norte do Paraná (Nunorte). A FAEP esteve representada pelo seu diretor secretário, Livaldo Gemin.

Voltada para o campo desde sua origem, a cidade no Norte foi projetada para ser um pequeno núcleo de abastecimento para Maringá e Londrina. Porém, com a chegada de diversos imigrantes, Apucarana se transformou em um celeiro agrícola, principalmente puxada pelo café. Os primeiros agricultores adotaram a cultura em larga escala, e posteriormente arroz, trigo, batata, frutas e mandioca. Em um curto espaço de tempo, a agricultura passou a ser um dos motores da economia local, inclusive atraindo indústrias.

Leia mais sobre a história do sindicato e as festividades aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio