Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato de Cerro Azul marca presença inédita em encontro estadual

Grupo de 15 pessoas participou do evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR devido à mobilização de turma da ATeG no município

A edição 2023 do Encontro Estadual de Líderes Rurais marcou a história dos mais de 55 anos do Sindicato Rural de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Pela primeira vez, a entidade participou do evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Na ocasião, um grupo de 15 pessoas, majoritariamente, produtores que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR-PR em Cerro Azul, marcou presença no encontro, representando o município e a entidade sindical.

Apesar da proximidade – Cerro Azul está distante menos de 100 quilômetros da capital paranaense –, o sindicato sempre enfrentou dificuldades para viabilizar uma turma para participar do encontro. Segundo o mobilizador Eduardo de Paula, diversos motivos acabaram impedindo o sindicato de estar presente nos eventos anteriores, como a conciliação de agendas dos produtores e membros da diretoria, bem como a falta de recursos, já que o município e o sindicato são pequenos.

A virada veio com o projeto da ATeG do SENAR-PR, que começou a ser realizado em Cerro Azul este ano. O projeto atende 30 famílias rurais no município, com acompanhamento de um técnico de campo, que auxilia nos aspectos técnicos da lavoura e na gestão do negócio, contribuindo para a evolução socioeconômica dos produtores.

Com o sucesso do projeto no município, surgiu a ideia de trazer estes produtores para mais perto do sistema sindical e, com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, convidá-los para participar do Encontro Estadual de Líderes Rurais. Dessa forma, o mobilizador do sindicato rural junto com o técnico responsável pela ATeG em Cerro Azul, Gabriel Jaquetti, conseguiu viabilizar a participação. O esforço deu certo: dos 15 presentes no evento, 10 são da ATeG.

“Foi um trabalho conjunto, dentro e fora do sindicato, identificando perfis mais jovens, de liderança”, conta de Paula. “Convidamos os produtores que são mais adeptos a tecnologias, mais abertos, que demonstram interesse em conhecer coisas novas e diferentes”, complementa Jaquetti, da ATeG.

Dessa forma, a participação de Cerro Azul marca a reaproximação da entidade com o sistema sindical, possibilitando a criação de uma rede de contatos com produtores da região e também mais distantes.

É uma união de forças que só foi possível com o apoio da FAEP.

Eduardo de Paula, mobilizador do Sindicato Rural de Cerro Azul

Para o futuro, acredita o mobilizador, abrem-se novos horizontes para os agricultores e pecuaristas do município, além de novas oportunidades para fortalecer a representatividade do sindicato. “Quando eles veem os resultados de perto, a aceitação é muito maior. Por isso essa participação no evento foi fundamental para o desenvolvimento da liderança e das propriedades”, conclui de Paula.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio