Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato Rural de Guarapuava promove I Simpósio de Tomate & Cebola

O Sindicato Rural de Guarapuava, com o apoio de empresas e instituições públicas de ensino superior, promove na próxima quinta-feira, dia 07 de outubro, o I Simpósio de Tomate & Cebola, das 8 às 18 horas, no anfiteatro da entidade. A iniciativa faz parte das ações da Comissão Técnica de Hortifruticultura do Sindicato Rural, que vem discutindo e fomentando o plantio de hortaliças na região.
Durante todo o dia serão apresentadas 11 palestras técnicas sobre as duas culturas, com duração de 45 minutos cada. O objetivo do evento é disseminar o conhecimento cientifico produzido pelas iniciativas privadas e universidades.

O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, comenta a importância do simpósio para a difusão das culturas na região. "Visando a diversificação, muitos produtores estão iniciando o plantio de tomate e cebola. Nosso objetivo é proporcionar informação técnica de qualidade e a troca de experiências, para que o produtor rural tenha produtividade e rentabilidade com essas culturas", destacou.
A palestra de abertura será feita pelo professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Juliano Resende, às 8h10, sobre "Desempenho de híbridos de tomate e cebola na região de Guarapuava". Em seguida, às 9 horas, o engenheiro agrônomo Luiz Dinnouti (BAYER) explanará sobre "Food Chain: tendências de varejo, sustentabilidade e segurança alimentar". O engenheiro agrônomo André Hirano (Rigrantec Tecnologias) vai falar sobre "Incrustamento de sementes de hortaliças", às 10h05. O professor Ricardo Teixeira (Tradecorp) apresentará palestra sobre "Nutrição de tomate e cebola", às 10h55. Finalizando as atividades da manhã, o engenheiro agrônomo Eduardo Ailapan (Monsanto) fará apresentação sobre "Tecnologias de produção na cultura de tomate rasteiro", às 11h45.

No período da tarde, após o almoço que será servido no local, os assuntos tratados serão "Fisiologia do tomateiro", com o engenheiro agrônomo Renato Agnelo da Silva (BASF), às 13h30. Depois, a palestra "Irrigação localizada na cultura de tomate", apresentada pelo engenheiro agrônomo Rafael José Rodrigues (Amanco), às 14h20 e palestra sobre "Qualidade de mudas e produção do tomateiro", por Vitor Hiramatsu, engenheiro agrônomo (Ihara) às 15h25; "Tecnologias de produção de tomate e cebola empregadas na região de Goiás", apresentada pelos engenheiros agrônomos João Mierzva e Vilmar Bramos (Unicentro), às 16 horas. Na sequência, às 16h35, será apresentada a palestra "Controle de pragas em cebola e tomate", pela professora Cristhiane Rohde (Unicentro). Finalizando o evento, às 17h15, o professor Sebastião Marcio Azevedo (SAKATA) falará sobre "Melhoramento e perspectivas da tomaticultura no Brasil". Haverá um intervalo no período da manhã, às 9h50, e outro à tarde, às 15h10.

O evento é direcionado a produtores rurais da região. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 42-3623-1115, com Rosemery.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio