Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato Rural de Pato Branco completa 50 anos

Jubileu de Ouro da entidade reuniu cerca de 700 pessoas em evento para celebrar o trabalho em favor dos produtores rurais

Conhecida como “Capital do Sudoeste Paranaense”, a cidade de Pato Branco esteve em festa no dia 6 de julho, quando foram comemorados os 50 anos do Sindicato Rural do município. Para celebrar a data, um evento no Salão Nobre da Sociedade Rural de Pato Branco contou com a presença de cerca de 700 pessoas, entre produtores, autoridades e lideranças rurais da região. Na ocasião, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, o diretor secretário da FAEP, Livaldo Gemin, e o assessor sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, João Lázaro Pires, prestigiaram o evento.

A programação contou com homenagens aos presidentes que lideraram a entidade neste meio século de existência e apresentação de dança gauchesca. Após o jantar foi celebrado um baile típico da região. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco e vice-presidente da FAEP, Oradi Caldato, o evento foi um sucesso. “Foi de derramar pela beirada, sobrou alegria”, comemorou o dirigente, que destacou o trabalho e o empenho de todos os funcionários da instituição, capitaneados pela colaboradora Cremilda Marques Carneiro. “O bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato de Pato Branco mostra que a força da nossa agropecuária está na nossa união. Essa festa marca uma trajetória de muito trabalho e superação, estão de parabéns”, disse Meneguette.

Nestas cinco décadas de existência, o Sindicato Rural de Pato Branco esteve ao lado do produtor rural, encampando suas lutas em momentos decisivos da história brasileira, como lembra seu dirigente. “Em 1982, o sindicato mobilizou uma paralisação geral de oito dias por conta dos baixos preços pagos aos produtores, que não cobriam os custos de produção. Comércio, bancos, cartórios, tudo ficou fechado. Eu nem era associado na época, mas participei e passei a me aproximar do sindicato”, lembra Caldato.

Leia mais sobre a comemoração aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio