Sistema FAEP/SENAR-PR

Sistema FAEP assina convênio de cooperação para fumicultores

A região Sul concentra a maior produção de tabaco com 153 mil famílias, o Paraná detém 29% da produção

Hoje  (27/10), foi assinado, em Curitiba na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR um convênio de cooperação para orientar os produtores de tabaco a plantarem milho e feijão após a colheita do fumo.  Entre os benefícios apresentados pelas entidades participantes (*): diversificação de produção que gera mais renda ao produtor; melhor aproveitamento da área e dos resíduos de fertilizantes que ficam no solo gerando menor custo de produção e conservação de solo com a rotação de cultura e proteção da terra.

O evento faz parte das comemorações do Dia do Fumicultor comemorado em 28 de outubro. (*) Participaram o convênio: o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Paraná (Fetaep), Ademir Muller; o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara; o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner; o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke e o presidente de Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Airton Artus.

De acordo com o SindiTabaco no Brasil existem 164 mil famílias que trabalham na podução de tabaco no Brasil. A região Sul concentra grande parte da produção com 153 mil famílias, sendo 48% no Rio Grande do Sul, 29% no Paraná e 21% em Santa Catarina.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio