Sistema FAEP

Sistema FAEP mobiliza centenas de colaboradores de sindicatos rurais do Paraná

3ª edição do Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores reuniu mais 250 colaboradores de 143 sindicatos rurais

O Sistema FAEP reuniu parte significativa da força do sistema sindical rural do Paraná, no dia 13, em Curitiba. Mais de 250 colaboradores de 143 sindicatos rurais de todas as regiões do Paraná participaram da 3ª edição do Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores. O evento, com programação envolvendo palestras com especialistas, proporcionou o fortalecimento da mobilização no meio rural.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO AQUI

“Os nossos mobilizadores e gestores são os representantes do Sistema FAEP no meio rural. Mais que isso, são a voz junto ao produtor rural, realizando cursos e identificando as demandas que devemos atender. Por isso, esse evento é tão importante, para deixar todos alinhados e preparados para o desafio”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “O Sistema FAEP não faz nada sozinho. Todas as ações são em parceria com os nossos sindicatos rurais, com papel fundamental de cada gestor e mobilizador”, complementa o diretor secretário da entidade, Livaldo Gemin.

Diretoria do Sistema FAEP destacou o papel do mobilizador e dos sindicatos rurais na mobilização no meio rural

A atuação dos colaboradores e gestores dos sindicatos rurais faz a diferença no meio rural. Afinal, é por meio do trabalho deles que as turmas dos cursos do Sistema FAEP são mobilizadas, além da oferta de serviços aos produtores rurais.

Diante dessa importância, o evento promovido pelo Sistema FAEP tem como objetivo aprimorar o atendimento aos trabalhadores e produtores rurais na ponta, além de alinhar as ações de forma a ter mais efetividade. Para isso, a programação contou com palestras e dinâmicas em grupo.

Após a abertura por parte dos integrantes da diretoria do Sistema FAEP, o palestrante Eugenio Mussak falou sobre liderança mobilizadora. Apesar de formação em medicina, Mussak dedicou a carreia a assuntos ligados ao desenvolvimento humano e organizacional, o que inclui comportamento pessoal e profissional a partir das relações humanas.

Mussak destacou a importância do papel da liderança para mobilizar as ações das empresas

“Não existe líder que trabalha sozinho. É a cadeia de lideranças que faz a diferença, que inspira, que proporciona um engajamento por parte dos colaboradores”, destacou o palestrante. “No caso do sistema sindical rural, o colaborador de cada sindicato é responsável pelo desenvolvimento humano e gerencial para quem precisa, no caso, o produtor rural, que está longe dos grandes centros urbanos. Esse trabalho tem muito valor”, complementou.

Na sequência, os participantes participaram de uma dinâmica envolvendo o treinamento “Mobilizador S”, construído especialmente para o profissional responsável por estimular os produtores locais a participarem dos cursos do Sistema FAEP nas áreas de Formação Profissional Rural (FPS), Promoção Social (PS) e na formação de turmas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Ao longo de 2025, oito turmas já foram realizadas em diversas regiões do Estado, com participação de, praticamente, todos os 162 sindicatos rurais ligados ao Sistema FAEP. Na ocasião, dezenas de mobilizadores que cumpriram as etapas do treinamento “Mobilizador S” receberam certificados.

O uso das redes sociais para mobilizar produtores e divulgar as ações dos sindicatos ruais e do Sistema FAEP também fez parte da programação do 3º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores. Viviane Sabino, treinadora especialista da Meta Blueprint, destacou a importância de usar os espaços digitais de forma estratégica.

Viviane reforço o papel das redes sociais como ferramenta de mobilização

“Essa é a melhor forma de atingir pessoas e ampliar o impacto das iniciativas. É preciso colocar boas práticas para explorar as tecnologias e crescer de forma consistente”, frisou Viviane.

No encerramento do evento promovido pelo Sistema FAEP, o palestrante Rodrigo de Barros abordou a criatividade como uma forma de mobilização, inclusive no meio rural. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a criatividade é uma das principais competências que qualquer cidadão precisa desenvolver.

“Ao longo do passar dos anos, as pessoas vão perdendo a criatividade. Na fase adulta, apenas 2% das pessoas são criativas. É preciso fomentar isso cada vez mais para retomar a potência criativa“, definiu o expert em inovação.

Palestrante Rodrigo de Barros engajou o público com ajuda de instrumentos de percussão

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio